Exército forma primeira mulher piloto da história da corporação

Solenidade de formatura para os novos pilotos, incluindo a 1º Tenente Emily Braz, primeira mulher da história da Força, ocorreu nesta sexta (11), no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté

Thiago Félix, da CNN, Rafael Villarroel, da CNN*, em São Paulo
Compartilhar matéria

O Exército Brasileiro formou nesta sexta-feira (11) a primeira mulher da história da corporação a fazer parte do Comando de Aviação do Exército (Cavex).

Durante a solenidade, realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté, no interior de São Paulo, a 1ª Tenente Emilly Braz, de 24 anos, e outros treze tenentes, sendo dois da Marinha, receberam as "asas" da Aviação do Exército Brasileiro.

A cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército, o General Tomás Paiva, além de outras autoridades.

“Em primeiro lugar, é preciso comemorar a formação de mais uma turma desse curso, que é bem exigente desde o processo de seleção. Depois, a complexidade do curso em si, que requer abnegação, estudo e superação. E, claro, celebramos a formação da primeira mulher piloto da Aviação do Exército, sem dúvida um marco, que prova a integração das mulheres em todas as linhas do Exército”, disse o comandante.

Além de ser a primeira mulher da história a se formar piloto do Exército, a Tenente Emily, que é gaúcha de Santana do Livramento, foi a mais jovem da turma de 2018 da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que foi a primeira a formar mulheres.

O curso realizado pelos militares tem duração de 63 semanas, que incluem rigoroso treinamento teórico e prático, que chegam a 1.800 horas de voo real e em simuladores.

Entre os módulos do curso, estão operações com Óculos de Visão Noturna (OVN), voo por instrumentos e pilotagem tática, capacitando os novos pilotos para missões em diferentes cenários operacionais.

*Sob supervisão