Google e PM de SP fazem parceria contra roubos e furtos de celulares

Policiais terão acesso a aplicativo de rastreamento e bloqueio de aparelhos

Felipe Andrade, da CNN, em São Paulo
Imagem mostra capas de celulares roubados que foram apreendidos pela polícia nesta quinta (8)  • Divulgação
Compartilhar matéria

O Google anunciou, nesta terça-feira (10), uma parceria com a Polícia Militar de São Paulo para tentar localizar aparelhos celulares roubados no estado.

O anúncio foi feito no Google For Brasil, evento da empresa americana que divulgou novidades para o mercado brasileiro.

Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, fez os anúncios em evento da empresa • Felipe Andrade/CNN
Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, fez os anúncios em evento da empresa • Felipe Andrade/CNN

O funcionamento da parceria se dará pelo Google Localizador. Os policiais da PM de São Paulo terão acesso a esse aplicativo em seus celulares funcionais.

Quando houver um comunicado de roubo ou furto de um aparelho, o policial poderá auxiliar a vítima a usar o bloqueio remoto a partir do seu aparelho, permitindo o bloqueio de tela do celular roubado apenas inserindo o número da linha do cidadão.

O funcionamento do bloqueador acontecerá, inicialmente, apenas em aparelhos que contenham o Android como sistema operacional.

A parceria inclui treinamento dos policiais para utilização desse aplicativo, além de abertura de protocolo de atendimento para acompanhar a ocorrência.

Em nota publicada em seu site, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou a parceria. “A segurança pública em São Paulo está avançando com tecnologia, integração e respeito ao cidadão. Essa parceria da PM com o Google é mais uma ferramenta importante para coibir o crime e proteger a população”, destacou o governador de SP Tarcísio de Freitas.

Tópicos