Greve nos trens da CPTM em SP: capital terá rodízio suspenso nesta terça
As linhas 11 Coral, 12 Safira e 13 Jade serão afetadas com a paralisação. Não há um prazo definido para a greve

Por conta da greve dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nesta terça-feira (4), a Prefeitura de São Paulo anunciou que o rodízio municipal de veículos estará suspenso.
"A Prefeitura de São Paulo informa que o rodízio de veículos está suspenso nesta terça (4) em razão da greve dos trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Paulistanos (CPTM)."
As linhas 11 Coral, 12 Safira e 13 Jade serão afetadas com a paralisação. Não há um prazo definido para a greve.
A categoria protesta contra a privatização das linhas para a concessionária Trivia Trens.
Após um incêndio ocorrido em um vagão no último mês, a operação voltou para a CPTM por 90 dias, em determinação do governo de São Paulo.
Segundo a Artesp, a medida foi tomada para garantir a qualidade do serviço e prevenir falhas como as registradas nos primeiros dias de operação assistida sob responsabilidade da operadora Trivia Trens.
Os funcionários querem a garantia da manutenção dos empregos.
O governo de São Paulo foi procurado e a CNN Brasil e afirmou que acionou o TRT para que 80% da frota esteja disponível nos horários de pico.
Plano de contingência
O Governo de São Paulo acionou um plano de contingência, na manhã desta terça-feira (4), para conter os reflexos da paralisação parcial dos serviços de trem.
A CPTM priorizou o atendimento dos trechos com maior demanda das linhas afetadas. Veja:
- Linha 11-Coral está operando entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Guaianases;
- Linha 12-Safira está operando entre as estações Brás e Engenheiro Goulart.
A Linha13-Jade e o Expresso Aeroporto não estão operando.
No Metrô, a empresa antecipou o atendimento das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata para às 4h. A empresa também aumentou as operações nas regiões com maior demanda, como as estações Corinthians-Itaquera, Tatuapé, Brás e Palmeiras-Barra Funda.
O sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) também foi acionado e deve atender os passageiros que utilizam as linhas de trem atingidas.
Na Linha 11-Coral, os ônibus atendem todas as estações entre Estudantes e Corinthians-Itaquera. Na Linha 12-Safira, o serviço opera entre São Miguel Paulista e Calmon Viana, assim como entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Engenheiro Goulart atendidas pela Linha 13-Jade.
O policiamento também foi reforçado nos entornos das estações ferroviárias, dos terminais de ônibus e nas regiões com maior circulação de pessoas.


