Hytalo Santos: investigação apura exploração infantil e tráfico humano
Investigação apura a exploração e exposição indevida da imagem de menores com finalidade lucrativa
O influenciador digital Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos nesta sexta-feira (15) em São Paulo, em cumprimento a mandados expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, Paraíba. A investigação que levou à prisão do influenciador digital, foca em crimes graves de tráfico humano e exploração sexual infantil.
Vídeo: Veja momento da prisão de Hytalo Santos e marido em SP
As apurações contra Hytalo Santos, que possui mais de 20 milhões de seguidores, começaram em 2024, após denúncias via "Disque 100" e relatos de vizinhos sobre festas com bebidas alcoólicas e cenas de conotação sensual envolvendo crianças e adolescentes.
A investigação apura a exploração e exposição indevida da imagem de menores com finalidade lucrativa, configurando exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular. Os conteúdos produzidos são monetizados em plataformas como YouTube, TikTok e Instagram.
Segundo a denúncia, o influenciador se utilizava de um formato de "reality show" ou "casa de influenciadores", documentando e compartilhando a rotina de um grupo de jovens que residem com ele em uma "mansão", chamando-os de "crias" e "filhos".
Repercussão
O caso ganhou ampla repercussão após o youtuber Felca publicar um vídeo denunciando a "adultização" e exploração de menores nas redes sociais, que já soma mais de 40 milhões de visualizações.
Em resposta às denúncias, a Justiça da Paraíba determinou a suspensão imediata de todos os perfis de Hytalo nas redes sociais, proibiu seu contato com os menores citados nas investigações e ordenou a desmonetização dos conteúdos.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em suas residências, com a coleta de celulares, computadores, câmeras e outros dispositivos para análise pericial.
Vídeo de Felca: 5 pontos para entender debate sobre adultização de crianças
Outro lado
A defesa de Hytalo Santos nega veementemente as acusações, afirmando que ele "sempre agiu dentro da lei" e que todo o conteúdo com menores foi gravado com "autorização legal e acompanhamento dos responsáveis".
Em nota, a defesa de Hytalo Santos diz que não teve acesso ao conteúdo da decisão que ordenou a prisão e que vai pedir a liberdade do influencer.
Nota - Defesa Hytalo Santos
A defesa de HYTALO SANTOS informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a notícia da expedição de ordem de prisão contra seu cliente.
Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de HYTALO, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário.
Reafirmamos a inocência de HYTALO SANTOS, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.