Idosa morre ao ser arrastada por enxurrada em temporal de São Paulo

Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou nesta terça (16) a 17ª morte relacionada aos temporais que atingem o estado desde dezembro de 2025

Felipe Souza, da CNN Brasil, em São Paulo
Compartilhar matéria

Uma idosa de 60 anos morreu, na tarde de segunda-feira (16), após ser arrastada por uma enxurrada durante a forte chuva da tarde, no bairro do Mandaqui, na zona norte da capital paulista.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou, nesta terça (17), a 17ª morte relacionada aos temporais que atingem o estado desde dezembro de 2025, quando começou a contabilização das vítimas.

Segundo relatos de moradores, a mulher caiu na água, foi arrastada pela enxurrada e acabou ficando presa sob um veículo em meio à correnteza, quando chegou a ser socorrida e encaminhada a uma unidade hospitalar. Contudo, não resistiu aos ferimentos.

Com a confirmação do caso, sobe para oito o número de mortes causadas especificamente por enxurradas no estado. No total, já são 17 vítimas fatais em decorrência dos temporais que vêm provocando alagamentos, deslizamentos e outros transtornos em diversas regiões paulistas.

A Defesa Civil informou que segue monitorando as áreas afetadas e mantém equipes mobilizadas. O órgão reforça o alerta para a população evitar atravessar ruas alagadas e áreas com correnteza, já que a força da água pode arrastar pessoas e veículos em poucos segundos.

Veja também: Defesa Civil emitiu alerta severo para chuva forte na segunda (16)

Temporal em São Paulo

A forte chuva que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo, na tarde de segunda-feira (16), causou alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e deixou cerca de 90 mil imóveis sem energia elétrica.

Segundo o órgão, a chuva provocou cerca de 26 chamados para quedas de árvores e três para enchentes. O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou ainda que, por volta das 18h, haviam pessoas ilhadas na região central de Guarulhos, em um posto de gasolina e em outros pontos da cidade.

Até o momento, fevereiro registrou 129,3 mm de chuva, equivalendo a aproximadamente 59,5% dos 217,2 mm esperados para o mês.

Previsão do tempo

A terça-feira de Carnaval (17) será marcada por sol forte pela manhã e no início da tarde, mantendo o padrão de calor observado nos últimos dias. As temperaturas seguem elevadas durante a tarde em todo o estado de São Paulo.

A partir do meio da tarde, grandes nuvens voltam a se formar e devem provocar pancadas de chuva com raios em todas as regiões paulistas. Há risco de chuva moderada a forte também na Grande São Paulo. Diferentemente do fim de semana, quando a chuva foi mais isolada, nesta terça as pancadas devem atingir um número maior de cidades.

Mudanças na circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera devem aumentar a nebulosidade e as condições para chuva nas próximas 48 horas, elevando o risco de temporais.

Já na quarta-feira (18), o tempo continua quente e abafado, com predomínio de sol pela manhã no interior, no litoral e na Grande São Paulo. Porém, as pancadas de chuva podem começar mais cedo, já no início da tarde, e o risco de chuva forte será maior do que na terça-feira.