Impulsionados por ciclone, ventos "levam areia" da praia no litoral de SP

Segundo análise do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado, as rajadas de vento, na Baixada Santista, atingiram, na manhã desta terça (9) a velocidade de 60km/h

Ana Julia Bertolaccini e Alan Cardoso, da CNN*, São Paulo
Ventos causados por ciclone levam areia da praia  • Defesa Civil de São Paulo
Compartilhar matéria

Um vídeo gravado na manhã desta terça-feira (9) mostra a areia da praia sendo levada pelos ventos em Praia Grande, Litoral Sul de São Paulo. A formação de um ciclone extratropical no Sul do país intensificou as rajadas na região.

Segundo a Defesa Civil, os ventos máximos no litoral chegaram a 60km/h durante a manhã.

Veja o vídeo:

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta na última segunda-feira (8), para diversas regiões do estado. Os ventos, que ganharam força com o ciclone, poderiam causar quedas de árvores, destelhamentos e espalhar focos de queimadas no interior.

A condição climática atingiu as regiões de Marília, Bauru, Ribeirão Preto, Registro, Itapeva, Sorocaba, Araraquara, Campinas, Baixada Santista, São José dos Campos, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Baixada Santista e Região Metropolitana da Capital Paulista.

Nessa situação, recomenda-se evitar áreas abertas, não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas frágeis, recolher objetos soltos e acompanhar os alertas oficiais da Defesa Civil.

A adoção de medidas preventivas é essencial para minimizar os impactos e garantir a segurança de todos. Durante ventos fortes, afasta-se de árvores, não permaneça em locais abertos e jamais faca queimadas.

*Sob supervisão de AR.