Intoxicação por metanol: estado de SP confirma a 11ª morte

A vítima é um homem de 62 anos, internado por quase um mês em uma unidade emergencial de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo

Bruna Lopes, da CNN Brasil*, em São Paulo
Compartilhar matéria

O estado de São Paulo chegou a 11 mortes causadas por intoxicação por metanol. O óbito mais recente foi confirmado em 6 de dezembro, em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana. A vítima é um homem de 62 anos, que permaneceu internado por quase um mês na emergência de um hospital municipal.

A informação foi confirmada pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Saúde, que informou não haver, até o momento, novas notificações aguardando confirmação.

No município, foram registradas 147 notificações de suspeita, sendo 12 de moradores de outros municípios. Ao todo, a cidade contabiliza 13 casos confirmados.

Quanto aos óbitos, dois dos oito casos notificados em SBC são de residentes de outras cidades. Em três mortes, foi constatada a presença de metanol, sendo uma das vítimas moradora de outro município.

Em novo balanço divulgado pela SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo), foram descartadas 555 suspeitas de intoxicação por metanol em todo o estado. No espectro geral, são 51 casos confirmados, com 11 óbitos.

As vítimas são quatro homens, de 26, 45, 48 e 54 anos, residentes na capital paulista; uma mulher de 30 anos e um homem de 62 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens, de 23 e 25 anos, e uma mulher de 27 anos, de Osasco; um homem de 37 anos, de Jundiaí; e um homem de 26 anos, de Sorocaba.

A secretaria informou ainda que outras quatro mortes seguem sob investigação: uma em Guariba, de um paciente de 39 anos; uma em São José dos Campos, de 31 anos; e duas em Cajamar, de pacientes de 29 e 38 anos.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo