Mais de 11 mil agressores de mulheres foram presos em São Paulo em 2025
Operação realizada nesta terça-feira (30) foi a quarta do ano focada em cumprir mandados de prisão contra violência doméstica e terminou com 580 presos

Mais de 11 mil agressores de mulheres foram presos em São Paulo em 2025, segundo informações do governo do estado. Nesta terça-feira (30), foi realizada a quarta operação do ano focada no combate à violência doméstica familiar e contra a mulher.
Durante a operação "Ano Novo, Vida Nova", 580 alvos de mandados foram presos, sendo 562 por meio de cumprimento de ordens de prisões temporárias e preventiva e mandados judiciais, além de 18 prisões em flagrante. Ao todo, 1.828 policiais civis foram mobilizados e mais de 700 viaturas foram distribuídas por todo o território paulista.
A ação da Policia Civil, em parceria com o Governo de São Paulo, contou também com o apoio dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior e todas as seccionais do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, com atuação das Delegacias de Defesa da Mulher.
De acordo com a pasta, o objetivo da ação foi ampliar a segurança das mulheres, além de interromper ciclos de violência e assegurar o cumprimento das decisões judiciais. “A prisão de agressores é uma medida fundamental para preservar vidas e garantir dignidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.
A coordenadora de Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), Cristiane Braga, detalhou o perfil dos presos. “Temos crimes de toda ordem, mas a maior incidência é crime de lesão corporal e descumprimento de medida protetiva, o que mostra um perfil de desrespeito a decisões judiciais. Com isso, evitamos que ele reincida em condutas mais graves. A maioria deles são conviventes ou ex-conviventes, mais jovens e já condenados”, afirmou.
O balanço de 11 mil presos se refere ao acumulado de prisões até outubro, o que indica crescimento do número total até o fim deste mês de dezembro.
Atualmente, o estado de São Paulo conta com 142 DDMs, 18 delas funcionam 24 horas por dia. Além disso, 170 Salas DDM estão instaladas em delegacias comuns e 166 unidades policiais contam com o serviço disponível de forma remota, através da DDM Online.
21 dias de ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher
Desde o final de novembro até o início deste mês, a polícia realizou uma ação com foco em ampliar a conscientização, a prevenção e o combate à violência contra a mulher em São Paulo.
No período de 21 dias, as DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher) ampliaram as investigações de violência doméstica e familiar, representações por Medidas Protetivas de Urgência, cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão e ações educativas e de conscientização em diversas regiões do estado.
Segundo a Polícia Civil, desde o início da operação foram elaborados mais de 21 mil boletins de ocorrência, com 8,1 mil representações por Medidas Protetivas de Urgência.


