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    Modelo denuncia assédio em ônibus e tem dados expostos por empresa em SP

    Raquel Possu denunciou em suas redes sociais que foi vítima de assédio sexual enquanto retornava de uma viagem em um ônibus da viação Nova Itapemirim; por meio de uma nota de repúdio, a empresa acabou divulgando os dados da modelo 

    Juliana Bernardinoda CNN* , em São Paulo

    A modelo Raquel Possu denunciou em suas redes sociais que foi vítima de assédio sexual enquanto retornava de uma viagem de São Paulo para o Rio de Janeiro, em um ônibus da viação Nova Itapemirim.

    No vídeo, Raquel contou que o caso ocorreu enquanto ela retornava de um dia de trabalho em São Paulo, em 25 de março. De acordo com o relato, ela adormeceu no veículo e acordou com a mão de um outro passageiro, que estava sentado ao seu lado, sobre sua perna. “Por ter acordado cedo para trabalhar, eu acabei cometendo o erro de cair no sono e sofri assédio sexual”, lamentou.

    Diante da situação, Raquel tentou se comunicar com o motorista por meio do interfone do ônibus, mas não obteve resposta. Na sequência, ela desceu as escadas do veículo e aguardou até a próxima parada para relatar o ocorrido.

    “Quando contei o que aconteceu, ele me deu duas opções: descer e sentar no primeiro andar do ônibus ou fazer uma denúncia. Eu disse que queria os dois, obviamente.”

    Na parada, o motorista acionou policiais rodoviários, que pediram à modelo que identificasse o suspeito. “Eles falaram para eu disfarçar, para que o homem não percebesse que eu tinha falado com a polícia. Voltei ao meu lugar e, sem qualquer constrangimento, ele também sentou no mesmo lugar”, lembrou.

    Raquel trocou de assento e desceu para o andar inferior do ônibus, com o intuito de se proteger. No entanto, o motorista a chamou e informou que os policiais haviam sido deslocados para outra ocorrência e não iriam mais comparecer.

    “Eu insisti, pedi as imagens, pois o ônibus tinha câmeras e não seria apenas minha palavra contra a dele. Mas o motorista apenas sorriu e disse que ‘ele tem cara de pervertido mesmo.’”

    De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, o caso foi registrado na 4ª Delegacia de Polícia (Presidente Vargas).

    A Nova Itapemirim emitiu uma nota de repúdio referente ao caso, que foi divulgada nas redes sociais. Entretanto, no comunicado, a empresa expôs os dados da vítima enquanto ocultava informações sobre o acusado. Em outro vídeo divulgado na internet, Raquel criticou a atitude da companhia.

    “Na resposta parcial e ética da Nova Itapemirim, foi feita a escolha criminosa de expor meus dados pessoais, tanto os números dos meus documentos, quanto meu endereço residencial […] Enquanto os dados do assediador foram mantidos em sigilo pela empresa, os meus estão expostos e agora além de não me sentir segura na rua, eu também não me sinto segura na minha própria casa”, contou Raquel.

    A modelo alegou que irá registrar um outro boletim de ocorrência devido à divulgação de seus dados pessoais. A CNN tenta contato com a defesa de Raquel Possu.

    Leia abaixo a nota emitida pela Viação Nova Itapemirim:

    “A Nova Itapemirim – Suzantur, de forma respeitosa, imparcial, preventiva e ética, vem, por meio desta nota, esclarecer que, desde o momento em que tomou conhecimento dos fatos em questão, iniciou imediatamente um processo interno de apuração. Para isso, utilizamos toda a tecnologia embarcada em nossos veículos, sempre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709/2018), que regulamenta a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.

    Toda a frota da empresa é equipada com um sistema completo de monitoramento por câmeras e outros dispositivos voltados exclusivamente à segurança, rastreabilidade e integridade das operações e de nossos clientes.

    Ressaltamos que nenhuma medida é tomada de forma precipitada, sem a devida análise técnica dos fatos – atribuição que, por sua natureza, também compete às autoridades competentes.

    No caso em questão, foram analisadas minuciosamente 6 horas de gravação. Na ocasião, havia 27 passageiros a bordo, e não foi identificada nenhuma ocorrência anormal. Enfatizamos que é necessário agir com cautela diante de qualquer denúncia ou manifestação pública, uma vez que a divulgação de imagens ou informações sem a devida verificação pode causar danos irreparáveis.

    Cabe destacar que, sempre que há solicitação oficial por parte do(a) interessado(a), os materiais de monitoramento são prontamente disponibilizados. No entanto, até o momento, a Sra. Raquel Possu não apresentou nenhuma solicitação oficial neste sentido.

    Reafirmamos que a Nova Itapemirim – Suzantur valoriza, respeita e acolhe todos os seus clientes, investindo constantemente na capacitação de seus profissionais para que estejam preparados para lidar com as mais diversas situações, sempre com controle, prudência e humanidade.

    Desde o primeiro contato da Sra. Raquel Possu, ela foi prontamente encaminhada à gerência da Rede Graal, que acionou a Polícia Rodoviária Federal presente no local.

    Por razões alheias à nossa vontade, os agentes da PRF precisaram se ausentar do local. O nosso motorista, Sr. Márcio Freire, agiu de forma qualificada e cuidadosa, oferecendo à Sra. Raquel um assento no piso inferior do ônibus, garantindo o prosseguimento da viagem com segurança e sem exposição.

    A Nova Itapemirim – Suzantur treina seus colaboradores para manter uma postura adequada, com foco no enfrentamento de crises e na avaliação de cenários adversos durante as viagens, sempre priorizando o bem-estar e a segurança de todos os passageiros.

    As imagens gravadas, que já foram anexadas ao processo, por si só, evidenciam a transparência e a veracidade dos fatos.
    Material comprobatório:

    * Gravação integral das imagens de monitoramento;
    * Declaração do motorista responsável;
    * Relatório analítico detalhado com narrativa dos eventos, imagens e registros da viagem.

    A Nova Itapemirim – Suzantur já registrou o protocolo na 4ª Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro (RJ), a fim de viabilizar as providências legais cabíveis por parte das autoridades e também da parte envolvida.

    É com esse compromisso com a verdade e com a integridade de nossos clientes que a Nova Itapemirim – Suzantur já transportou mais de 2 milhões de passageiros nos últimos dois anos — e assim continuará, com seriedade, respeito e responsabilidade.” 

    *Sob supervisão 

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