Nível do Cantareira sobe com chuvas em SP, mas segue em alerta

Volume dos reservatórios aumentou em praticamente toda Região Metropolitana

Daniel Morales, da CNN Brasil, em São Paulo
Compartilhar matéria

As chuvas registradas nas últimas semanas em São Paulo provocaram aumento no volume de água dos principais sistemas que abastecem a Região Metropolitana. Depois de um período de atenção com a redução dos níveis, os reservatórios voltaram a apresentar recuperação gradual, segundo dados divulgados pelos órgãos de monitoramento hídrico.

De acordo com a Sabesp, o Sistema Integrado Metropolitano, que é a soma de todos os reservatórios, opera com 49% da capacidade. Entre os mananciais monitorados, o Sistema Cantareira, responsável por atender milhões de pessoas na Grande São Paulo, registrou alta no nível armazenado e está operando com 36,2%. Ele é o maior produtor de água da região, abastecendo 46% da população metropolitana. Outros sistemas também apresentaram recuperação, acompanhando o aumento das vazões nos rios que alimentam as represas.

Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) lançou o plano de contingência para reduzir o consumo de água, o nível do “volume útil” do SIM (Sistema Integrado Metropolitano) estava em 28,7%.

Desde sexta-feira (28), a ANA (Agência Nacional de Águas) e a SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo) autorizaram a operação do sistema na Faixa 3 – Alerta. Desde 1º de outubro de 2025, o Cantareira operava na Faixa 4 – Restrição, que é a mais severa.

Isso significa que a Sabesp está autorizada a retirar do Cantareira até 27 metros cúbicos por segundo previstos na resolução conjunta em vez dos até 23 metros que vinham sendo autorizados até fevereiro.

A previsão meteorológica indica que as chuvas devem continuar ao longo das próximas semanas, pelo menos até o fim de março. Segundo os meteorologistas, a permanência de áreas de instabilidade mantém a condição para pancadas frequentes, principalmente no período da tarde e da noite, o que ainda pode influenciar os níveis dos reservatórios e o volume dos rios na região.