PM vai reforçar segurança em locais de prova do Enem em SP
Esquema policial acontece nos próximos dois domingos nas imediações de escolas e universidades; ação visa garantir a segurança e o deslocamento dos estudantes, além de assegurar o sigilo do exame

A PMESP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) vai reforçar a segurança nos próximos dois domingos (dias 9 e 16 de novembro), durante a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025.
O objetivo da ação é garantir a segurança e o deslocamento dos estudantes, além de assegurar o sigilo das provas em todo o estado.
Segundo a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), mais de 200 municípios paulistas vão receber o suporte do esquema especial de policiamento.
A pasta afirma que a ação começou a ser planejada em agosto deste ano, com uma série de reuniões entre a PMESP e os responsáveis pela aplicação da prova. Já a logística de escolta e distribuição das provas teve início em setembro.
Até o momento, mais de 65 escoltas foram feitas com a participação de cerca de 150 policiais.
Na véspera do exame, as equipes também vão realizar o transporte das provas desde os locais de armazenamento até os centros de aplicação. Ao todo, estão previstos mais de 1,5 mil deslocamentos em todo o território paulista, para garantir o sigilo e a integridade das avaliações.
Durante os dias de prova, o esquema de policiamento vai ser ampliado para cerca de 3,5 mil policiais, que vão atuar na escolta, no patrulhamento preventivo e na organização do fluxo nas imediações das escolas e universidades, locais de aplicação do exame.
Enem 2025
Quase cinco milhões de estudantes encaram o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (9).
No primeiro dia de aplicação da prova, os participantes vão enfrentar a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas. A prova será dividida em 45 perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e outras 45 de ciências humanas e suas tecnologias.
Cronograma do primeiro dia do Enem (Horário de Brasília)
O Enem é aplicado ao mesmo tempo em todo o Brasil, e por essa razão, o cronograma de aplicação da prova segue o horário oficial de Brasília para os alunos de todos os estados.
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Horário mínimo para sair: 15h30
- Encerramento da prova: 19h
Horários de encerramento para públicos específicos:
- Participantes com tempo adicional: 20h
- Participantes da videoprova em Libras: 21h


