Polícia devolve cerca de 300 celulares roubados e furtados em São Paulo
Neste ano, 152,4 mil aparelhos foram roubados ou furtados no estado até julho

Cerca de 300 celulares que haviam sido roubados ou furtados em diferentes cidades de São Paulo foram devolvidos nesta quarta-feira (24). Os aparelhos foram recuperados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.
Na capital paulista, aproximadamente 140 vítimas foram chamadas à sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para recuperar seus aparelhos.
A ação faz parte do Programa SP Mobile, que busca recuperar celulares com registro de furto ou roubo ativados por terceiros após o crime. Só em setembro, cerca de 700 notificações foram enviadas a pessoas em posse de aparelhos nessas condições.
Elas tiveram que comprovar a origem do objeto ou devolvê-lo voluntariamente. Entenda como funciona o alerta.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a maioria dos notificados afirmou ter adquirido os celulares em lojas ou de terceiros sem saber da procedência.
Desde junho, quando o programa foi ampliado para todo o estado, 8,1 mil aparelhos foram recuperados, dos quais 3,6 mil já foram devolvidos aos donos.
Só neste ano, 152,4 mil celulares foram roubados ou furtados em São Paulo até julho, uma queda de 4,5% em relação a 2024 e de 12,5% em comparação ao mesmo período de 2023.