Posso beber neste fim de semana? Veja a orientação das autoridades
Ministro da Saúde alerta para risco de intoxicação por metanol; população deve verificar procedência
Se a ideia era curtir um drinque neste fim de semana, talvez seja hora de pensar duas vezes. Com os recentes casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, o Ministério da Saúde recomenda cautela, especialmente com destilados cuja origem não possa ser comprovada.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que a bebida alcoólica não é um item essencial e que o consumo deve ser evitado neste momento. A preocupação é maior com destilados, porque a adulteração nesses produtos é mais difícil de perceber, ao contrário de outras bebidas, como vinhos, que têm lacres difíceis de violar.
Eliane Gandolfi, coordenadora do núcleo de toxicovigilância, orienta que bares e consumidores Bebida com metanol: falsificador tinha galpão com "montanhas" de garrafas
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/bebida-com-metanol-falsificador-tinha-galpao-com-montanhas-de-garrafas/
Bebida batizada com metanol: como saber os sintomas ao ingerir produto
“Melhor seria que não bebessem, mas se vai beber, que procure comprar em lugares idôneos e observar se está lacrado mesmo, para que ela não corra risco de saúde e nem de vida”, afirmou em entrevista à CNN.
O Brasil passou da marca de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, são 113 casos suspeitos em todo o país.
São cinco estados com casos suspeitos - São Paulo, Pernambuco, Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul - além do Distrito Federal. Em todo o país, são 11 casos confirmados e 102 em investigação.
Casos por estado
- 101 em São Paulo (11 confirmados e 90 em investigação);
- 6 casos em investigação em Pernambuco;
- 2 em investigação na Bahia e no Distrito Federal;
- 1 caso está sendo investigado no Paraná e Mato Grosso do Sul.
Do total de notificações, segundo o Ministério da Saúde, 12 são de mortes. Além óbito confirmado no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigados: oito em SP, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul.
A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustível, solventes e líquidos de limpeza.