Quase 1 tonelada de areia é retirada de canal após ressaca em Santos
Areia causou diversos danos na orla da cidade; Prefeitura pretende finalizar os serviços até 15 de agosto

A Prefeitura de Santos retirou cerca de 960 toneladas de areia do Canal 3, localizado na Avenida Washington Luís, após a ressaca que atingiu a região litorânea. O número foi contabilizado até a última terça-feira (5), mas os serviços se estenderão até 15 de agosto.
De acordo com a prefeitura, a ação é conduzida pela Sepref (Secretaria das Prefeituras Regionais), que trabalha diariamente entre às 7h e às 16h. O trabalho visa melhorar o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos, além de recompor as calçadas do trecho.
Os ventos fortes que atingiram o litoral de São Paulo na noite do dia 29 e na manhã do dia 30 de julho causaram o enchimento dos canais 1, 2 e 3 de Santos. Os diversos danos causados na orla da cidade fizeram com que a prefeitura desenvolvesse o projeto de transportar essa areia para os canais 4, 5 e 6, a fim de distribuir e nivelar.
O desassoreamento está sendo realizado com base em vistorias técnicas em situações emergenciais como períodos fortes de chuva e ressacas como essa.

“A Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária é responsável pela fiscalização das ações realizadas pela Prodesan, que utiliza equipamentos como poclain, pá carregadeira, retroescavadeiras e caminhões basculantes”, informou a prefeitura.
O processo de redistribuição pode durar até dois meses, já que depende das condições climáticas e conta com oito viagens diárias, sendo quatro pela manhã e quatro à tarde.
“Em situações de maior volume, a areia pode permanecer na praia por até sete dias, antes de ser encaminhada ao destino final”, finalizou a autoridade.
Ventos no litoral paulista
Fortes ventos atingiram diferentes regiões do estado de São Paulo na manhã de 28 de julho. A Defesa Civil do Estado foi acionada para diversas ocorrências, principalmente no litoral paulista. Segundo a corporação, os ventos chegaram a atingir 75 km/h na Baixada Santista.
A Defesa Civil informou seis ocorrências devido aos fortes ventos nas primeiras horas daquele dia:
- Ubatuba: queda de árvore sobre via pública na Rua Guarani, região central. Não houve vítimas;
- Santos: queda de galho sobre a fiação na Rua Cristiano Solano, 115 – Bairro Bom Retiro. Não houve vítimas;
- Ilhabela: queda de árvore de grande porte, com equipe em deslocamento para averiguação. A travessia de balsa segue operando normalmente;
- Mongaguá: queda de árvore sobre via pública e danos estruturais em barracas localizadas na Avenida Marina com Avenida Embaixador Pedro de Toledo, no Centro. Não houve vítimas;
- Iguape: duas quedas de árvores sobre a via pública na Estrada do Icapara, Morro do Pinheiro. Sem vítimas.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo


