Queda de temperatura em São Paulo deve durar toda semana, diz Defesa Civil

Apesar dos dias frios, não há previsão de estragos para os próximos dias na capital; estado de alerta está voltado para faixa leste do estado

Yasmin Silvestre, da CNN*, São Paulo
Compartilhar matéria

A frente fria que atingiu todo o território paulista nesta segunda-feira (22) provocou rajadas de vento, chuvas intensas e destruição em diversas regiões do estado. Apesar da previsão de normalização em alguns municípios, a queda de temperatura em São Paulo deve continuar durante toda essa semana.

Segundo a tenente Ludmyla Alcântara, os temporais mais fortes já passaram pela capital paulista e por cidades do interior, e agora, nos próximos dias, a atenção está voltada para o Vale do Paraíba e a faixa leste do estado, onde ainda há previsão de chuvas acentuadas e ventos intensos.

“A partir de terça-feira [23], já não temos tanta incidência de chuvas nem de rajadas de vento, mas a gente permanece com a queda das temperaturas para os próximos dias, percorrendo assim toda a semana”, explicou.

Na Grande São Paulo o cenário deve contar com o frio, chuviscos isolados, mas sem previsão de novos temporais: "Para a capital, só um pouquinho mais de queda nas temperaturas. Um tempo mais frio, mas sem esses ventos que causaram toda instabilidade".

Previsões na capital

  • Terça-feira (23): Nublado com aberturas de sol à tarde; possibilidade de garoas entre manhã e noite; Mínima de 13°C e máxima de 20°C.
  • Quarta-feira (24): Nublado com possibilidade de garoa o dia inteiro e chuvas à noite; Mínima de 12°C e máxima de 17°C.
  • Quinta-feira (25): Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado; Mínima de 12°C e máxima de 16°C.
  • Sexta-feira (26): Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado; Mínima de 11°C e máxima de 19°C.

Segunda-feira (22) foi marcada por destruição em todo o estado

A Região Metropolitana de São Paulo enfrentou um clima instável nesta segunda-feira (22), com o céu encoberto por nuvens escuras e ventos fortes. Em razões dessas condições, a Defesa Civil emitiu um alerta severo, considerando também o risco de queda de árvore e destelhamento na capital.

"Na capital, tivemos bastante ocorrências de quedas de árvores, principalmente na região central, como tá sendo veiculado", relatou a tenente.

Além disso, por volta das 10h50 desta manhã, cerca de 900 mil pessoas foram afetadas com a queda de energia. Segundo a Enel, uma falha na subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, atingiu os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, no ABC, e bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga.

A Isa Energia Brasil confirmou a ocorrência em uma subestação da companhia, localizada em Santo André (SP). A causa da falha segue em investigação pelas equipes técnicas.

"A recomposição das cargas se iniciou de forma imediata, coordenada pelo ONS em conjunto com a distribuidora. Até as 11h22, segundo a distribuidora, todos os clientes impactados por essa ocorrência tiveram o serviço restabelecido", diz a empresa.

O temporal também chegou a afetar a circulação de três linhas de transporte na Grande São Paulo. Um trecho do telhado chegou a se soltar e atingiu um passageiro. Segundo informações da CPTM, a vítima sofreu ferimentos leves e foi encaminhada para atendimento em uma unidade de saúde da Mooca, na Zona Leste da capital.

A Defesa Civil alerta para contatar o orgão em caso de problemas ou riscos de desabamentos e queda de árvores.

"As pessoas podem contatar o número do Corpo de Bombeiros que é o número 193, serviço de emergências. Então a população que tiver numa situação de risco que tiver numa área de risco pode ligar pra qualquer um desses telefones que ela vai ser atendida de pronto", finalizou.