São Paulo entra em estado de atenção para alagamentos devido às chuvas

Alerta foi emitido para toda a cidade nesta quinta-feira (10) às 11h15; CGE aponta que setembro acumulou até o momento 95,9mm de chuva

Khauan Wood e Luíse Homobono, da CNN Brasil*, em São Paulo
Compartilhar matéria

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos nesta quinta-feira (10), devido às chuvas. A informação foi divulgada pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) às 11h15.

Segundo o órgão, até o momento, o mês de setembro acumulou 95,9mm de chuva. O valor já corresponde a aproximadamente 45,3% acima dos 66mm esperados.

O CGE ainda apontou que o tempo deve seguir instável ao longo do dia, com chuvas atuando de forma generalizada, alternadas com períodos de melhoria. Há potencial para rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos.

Entre as regiões em alerta para alagamentos, estão:

  • Zona Norte
  • Zona Leste
  • Zona Oeste
  • Zona Sudeste
  • Zona Sul
  • Centro
  • Marginal Tietê
  • Marginal Pinheiros

Áreas de instabilidade vindas do interior, começam a atuar na capital paulista de forma generalizada. Há potencial para alagamentos e rajadas de vento. Apesar do rápido deslocamento, as chuvas têm potencial para transbordamentos.

Medidas simples para amenizar os efeitos dos alagamentos

A CGE orienta algumas medidas para casos de alagamentos, acompanhe a seguir:

  • Evitar transitar em ruas alagadas
  • Não enfrentar correntezas causadas por inundações
  • Ficar em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda
  • Manter-se longe da rede elétrica e não parar debaixo de árvores
  • Planejar suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias

Situação em tempo real

A Defesa Civil informa que a chuva forte já avança na região do Morumbi, zona sul da Capital de São Paulo.

Imagens obtidas pela CNN Brasil registram momento de chuva nesta quinta-feira (10). Confira:

*Sob supervisão de Manuella Dal Mas