SP emite alerta em celulares para baixa umidade do ar e risco de incêndios
Acionado pela primeira vez, alerta foi enviado para municípios da região oeste do estado com umidade relativa do ar crítica nesta quinta (14)

Pela primeira vez, a Defesa Civil Estadual de São Paulo acionou o sistema cell broadcast para alertar a população por avisos no celular sobre a baixa umidade do ar e o risco para incêndios. Na região oeste do estado, 82 cidades foram alertadas nesta quinta-feira (14), por registraram umidade relativa do ar abaixo dos 12%, considerada estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os moradores receberam a orientação é beber água e evitar queimadas. A tecnologia vai alertar a população quando a umidade do ar ficar abaixo de 12%, houver alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e focos de incêndios próximos a áreas urbanas.
No interior de São Paulo, as cidade de Tupã (SP) e Itapira (SP) registraram as menores umidades relativas do ar do estado, menores que 11% nesta quarta-feira (13). Além delas, outros dois municípios do interior paulista, Jales (SP) e Descalvado (SP) registram a taxa inferior a 12%.
Na última segunda-feira (11), a Defesa Civil emitiu alerta para "situação de emergência" no interior de São Paulo. Ao todo, foram emitidos 78 alertas via SMS, fora do sistema cell broadcast, para municípios que registraram índices entre 13% e 29%.
A fermenta de alertas no celular funciona desde dezembro do ano passado. Todo aparelho celular de determinada região conectado a uma antena de telefonia e recebendo sinal 4G ou 5G recebe mensagens de alerta. Além do aviso sobre os riscos, a ferramenta deve informar sobre locais para evacuação e pontos seguros.
Entre quinta-feira (14) e domingo (17), uma forte massa de ar seco deve predominar sobre o território paulista, mantendo o tempo estável e sem chuvas significativas, de acordo com o órgão de defesa estadual. No oeste paulista as máximas podem atingir 32°C.