Temporal e rajadas de vento disparam alerta severo da Defesa Civil em SP
Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos, segundo o CGE
Fortes chuvas e rajadas de vento fizeram disparar o alerta severo da Defesa Civil de São Paulo no início da tarde desta segunda-feira (22).
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista, "a propagação de uma frente fria vai gerar novas áreas de instabilidade que vão provocar chuva em forma de pancadas com intensidade moderada a forte. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. Hoje a máxima fica abaixo dos 25 °C e a umidade relativa permanece alta, acima dos 70%."
Quedas de árvores
Duas árvores caíram na manhã desta segunda-feira (22) e bloquearam totalmente um trecho da Alameda Santos, próxima à Avenida Paulista, na região central de São Paulo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso ocorreu perto do número 1780 da Alameda Santos, na altura do Masp (Museu de Arte de São Paulo), por volta das 6h15. Ainda segundo a corporação, não há informações sobre feridos.
A CNN foi até o endereço e registrou a situação no local. As imagens mostram que duas árvores grandes caíram. Agentes da prefeitura trabalham no local para cortar as árvores e liberar a rua. Veja abaixo:
Ventos fortes
Segundo dados da Defesa Civil, até às 14h40 as maiores rajadas de vento foram registradas nas seguintes regiões:
- São Paulo (Campo do Marte)-SP: 98.2km/h
- Piracicaba-SP: 95.0km/h
- Avaré-SP: 90.0km/h
- São Paulo (Congonhas)-SP: 87.0km/h
- Bauru-SP: 87.0km/h
- Marília-SP: 86.4km/h
- Rancharia-SP: 85.7km/h
- Presidente Prudente-SP: 82.8km/h
Previsão
A previsão indica que essas condições climáticas devem se estender ao longo da semana, alterando rapidamente a temperatura do estado.
Segundo a Defesa Civil, na próxima terça-feira (23), as condições do clima tendem a se estabilizar, com chuvas mais fracas e isoladas, principalmente no norte de SP. O frio, no entanto, deve permanecer com mínimas de 12°C na Serra da Mantiqueira e em Itapeva, 13°C em Presidente Prudente e Marília, 15°C no Vale do Paraíba e 18°C na Baixada Santista.
Na Capital, a previsão é de mínima de 13°C e máxima de 26°C, indicando uma mudança brusca em relação ao calor registrado no domingo (21).


