Veja como funcionará o Metrô e a CPTM durante o fim de semana pós-Carnaval

Operação especial vai manter o funcionamento por 24 horas de algumas estações na capital paulista; para facilitar o deslocamento dos foliões que assistirão ao Desfile das Campeãs, prefeitura disponibilizará ônibus gratuitos

Yasmin Silvestre, da CNN Brasil*, em São Paulo
SP
Para atender à demanda, a CPTM e o Metrô de São Paulo operarão em regime especial  • Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo
Compartilhar matéria

Uma operação especial montada pelas empresas vinculadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) vai manter o funcionamento por 24 horas do trem e metrô na capital paulista durante o fim de semana pós-Carnaval.

Segundo a pasta, a estratégia, que ocorre entre sábado (21) e domingo (22), tem como objetivo garantir a mobilidade dos foliões na madrugada. Para atender à demanda, a CPTM e algumas estações do Metrô de São Paulo operarão em regime especial.

Na CPTM, a Estação Palmeiras-Barra Funda permanecerá aberta durante toda a madrugada para embarque e desembarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque e transferências entre linhas.

Já no Metrô, as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha ficarão abertas para embarque, desembarque e integração durante toda a madrugada de sábado para domingo.

A Linha 15-Prata, no entanto, ficará fechada entre a meia-noite de sábado e às 10h de domingo devido a testes programados com a nova frota.

Para suprir a demanda, será disponibilizada uma operação especial de ônibus gratuitos do sistema Paese, que percorrerão todo o trajeto entre Vila Prudente e Jardim Colonial.

 Acesso ao Sambódromo

É neste sábado (21), que nove escolas de samba voltam para o tradicional Desfile das Campeãs do Carnaval de São Paulo no Sambódromo do Anhembi. Para facilitar o deslocamento dos foliões que assistirão ao desfile, os ônibus gratuitos disponibilizados pela prefeitura, do serviço Atende, sairão das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda a partir das 18h, com partidas frequentes ao longo da programação.

Os passageiros podem adquirir bilhetes digitais via QR Code pelo WhatsApp do Autopass, pelo aplicativo TOP ou pelas máquinas de autoatendimento e pontos de venda nas estações. Ao todo, são mais de 8 mil pontos disponíveis na capital e na região metropolitana.

*Sob supervisão de Tonny Aranha