Vídeo: veja momento em que ciclistas desaparecidos são encontrados
Ciclistas desaparecidos há 6 dias em uma trilha na Grande São Paulo foram encontrados nesta terça-feira (20)

O Corpo de Bombeiros de São Paulo encontrou, na tarde desta terça-feira (20), os ciclistas, Gilberto Alves de Almeida, de 62 anos, e Carlos Gomes Pereira, de 58, que estavam desaparecidos. Os amigos foram encontrados vivos, e os bombeiros registraram o momento do resgate.
Gilberto e Carlos estavam desaparecidos desde a última quarta-feira (14), após irem fazer uma trilha de Juquitiba, na Grande São Paulo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes continuam na área de mata. A retirada da dupla deve ser realizada com apoio de uma aeronave e eles devem ser encaminhados a uma unidade de saúde.
Veja vídeo do resgate
Relembre o caso
Quem são os ciclistas
Gilberto é divorciado e pai de três filhos. Segundo Ana Paula Melo, uma das filhas do homem, ele já havia feito do ciclismo parte da própria vida. Na vida profissional, Gilberto, morador de Embu das Artes, atua como gerente comercial na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.
Já o amigo Carlos, é solteiro e trabalha como ajudante de caminhoneiro. Ele também já havia incluído o ciclismo como um hobby para a vida.
Segundo um colega de Caco, como o homem é conhecido, Gilberto e Carlos já são amigos há mais de 25 anos e começaram a pedalar juntos há cerca de dois anos. Além disso, já teriam uma nova viagem marcada para depois da trilha. "Ele é meu amigão do peito, inclusive tem uma bicicleta minha na casa dele. Essa é nossa válvula de escape, é o que gostamos de fazer", diz Odair Fernandes.
Desaparecimento
Ana Paula Melo, filha de Gilberto, contou à CNN Brasil, que seu pai, morador de Embu das Artes, estava de férias quando convidou Carlos, mais conhecido como Caco, para uma trilha na Serra do Mar.
Os amigos acordaram, foram à casa da irmã de Gilberto, em Juquitiba, e de lá pegaram suas bicicletas e seguiram rumo ao local conhecido como Cachoeira da Saleta, região que é frequentada por praticantes de ciclismo.
Ao seguirem na trilha denominada como Pedra Lisa, que ia rumo à cachoeira, notaram que haviam se perdido. Foi neste momento que Gilberto enviou um áudio ao seu irmão dizendo que não sabia onde estava e que seguiriam em direção do Rio São Lourencinho, que deságua em Peruíbe, já no litoral sul de São Paulo.
Ana Paula relata ainda que, por conta de uma forte chuva na cidade, o irmão de seu pai só ouviu o áudio apenas no dia seguinte, na quinta-feira (15), quase um dia após o desaparecimento. Após a ciência do caso, a família acionou o Corpo de Bombeiros.
Guia encontra bolachas durante buscas
Um guia que participa das buscas por Gilberto Alves de Almeida e Carlos Gomes Pereira, afirmou que dois pacotes de bolachas foram encontrados ao longo do trajeto das ações de resgate.
Em um registro, o homem relata ter percorrido cerca de 34 quilômetros, acompanhado por mateiros. Ele também afirma torcer para que a dupla de amigos seja localizada.
Últimos registros
A CNN Brasil teve acesso à gravação de uma câmera de segurança que flagrou o momento que antecede o desaparecimento de dois ciclistas na trilha na Estrada do Jacuba, em Juquitiba, na Grande São Paulo, na última quarta-feira (14). Gilberto Alves de Almeida, de 62 anos, e Carlos Gomes Pereira, de 58, foram vistos pela última vez por volta de 11h do mesmo dia.
O desaparecimento, que chega ao 6° dia, mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros, familiares e amigos das vítimas.
Buscas
O desaparecimento de Gilberto Almeida e Carlos Gomes Pereira já dura seis dias, e as buscas foram retomadas pelo Corpo de Bombeiros por volta das 7h30 desta manhã (20).
Conforme apurado pela CNN Brasil, as buscas se concentram em diversos pontos de mata e trilhas por onde os amigos poderiam ter passado. Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas são complexas por se tratar de uma região de difícil acesso.
O mapa abaixo mostra todos os rastros das equipes que entram na mata, evitando que área seja refeita por outras equipes nos dias posteriores. Essa soma chega em 277 km percorridos desde o início das buscas, além das buscas feitas pelo Águia, que superam os 100 km (lineares).

