Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sul do Brasil ainda terá frio neste sábado (20)

    Não há previsão de chuva durante o dia em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre

    Cidade no interior de Santa Catarina registrou temperatura de 0,1ºC na primeira onda de frio de 2024
    Cidade no interior de Santa Catarina registrou temperatura de 0,1ºC na primeira onda de frio de 2024 Mycchel Legnaghi/Divulgação

    Victor Locatelida CNN*

    O sábado (20) deve começar ainda bem gelado na região Sul do Brasil, com a possibilidade de formação de nevoeiro durante as primeiras horas do dia no litoral paranaense e em Curitiba.

    O tempo será aberto, com sol e quase sem nebulosidade, do interior do Paraná ao noroeste do Rio Grande do Sul. O dia não deve apresentar chuva, e a umidade do ar deve diminuir durante as tardes em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

    As serras de Santa Catarina continuam apresentando possibilidade de geada. A massa de ar frio de origem polar, que vem provocando essa onda de frio no Sul, começa a se afastar do país em direção ao oceano na tarde deste sábado.

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Curitiba irá registrar mínima de 11°C, enquanto Florianópolis e Porto Alegre, 17°C e 15°C, respectivamente.

    Na região Sudeste, a temperatura será baixa em São Paulo e algumas cidades do sul de Minas Gerais durante a manhã, voltando a esquentar no decorrer do dia. A umidade relativa do ar pode ser baixa no interior paulista e na zona norte da cidade de São Paulo.

    As capitais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo terão sol e tempo firme durante o sábado. As cidades do Vale do Rio Doce podem apresentar variação de nebulosidade.

    Alguns pontos do extremo norte do Espírito Santo e cidades do noroeste mineiro apresentarão chuvas isoladas.

    O frio se faz presente também no começo do dia em cidades do centro-sul do Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste, com elevação na temperatura somente durante a tarde.

    Em Goiânia, Distrito Federal e Cuiabá, há previsão de sol com pancadas rápidas de chuva. Pode haver pancadas com trovoadas em algumas cidades mais ao norte do Mato Grosso.

    O litoral sul da Bahia, no nordeste, terá um aumento na umidade do ar em parte da região devido a frente fria que se desloca para o alto mar. O dia é marcado por sol entre nuvens com possibilidade de chuva a qualquer momento, inclusive em Salvador.

    Recife, Maceió, João Pessoa terá tempo abafado, com pancadas regulares. Há alerta de temporal para Natal.

    A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando, provocando umidade desde o litoral maranhense até o cearense. No interior de Pernambuco e nas cidades localizadas ao norte da Bahia não deve haver chuvas.

    A chuva pode vir em forma de temporal durante a tarde em áreas do Amapá e no litoral do Pará. Apesar disso, o sol aparece pelo dia nas regiões do Norte do país. O sábado pode amanhecer com nuvens e chuva fraca em Manaus, no norte do Tocantins, e nas cidades que se encontram no Sul de Roraima.

    O Acre e o estado de Roraima podem apresentar chuvas fortes com risco de trovoadas.