Sul do Brasil amanhece com temperaturas negativas

Massa de ar frio avança em SC e no RS, provocando a formação de geadas e a diminuição das temperaturas

Gabrielle Ravascoda CNN

Em Santa Catarina

Ouvir notícia

O amanhecer desta sexta-feira (1º) foi de muito frio no Sul do Brasil. O avanço de uma massa de ar frio provocou a formação de geada e a diminuição da temperatura na região. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria também atinge o Centro-Oeste e Sudeste do país.

Santa Catarina registrou as primeiras temperaturas negativas deste ano. A menor temperatura registrada foi no município de Bom Jardim da Serra (a 230 km de Florianópolis), que atingiu a marca de -2.5ºC.

Já em São Joaquim, os termômetros marcaram -1,5ºC. O Vale da Invernadinha e o Vale do Caminhos da Neve, que ficam na cidade, amanheceram cobertos por uma camada de gelo e foi necessário raspar a geada de cima dos automóveis para que os motoristas pudessem ter um mínimo de visibilidade através do para-brisa.

Dados divulgados pelo Climaterra, que analisou estações padronizadas governamentais e particulares, mostram que a Serra Catarinense ainda registrou 0.9ºC em Urubici e 1.6ºC em Urupema, que recebeu o título de Capital Nacional do Frio no ano passado.

No Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia, este 1º de abril foi o segundo dia seguido de 2022 com registro de temperatura mínima abaixo de zero. Uma situação atípica, já que nesta época do ano não é comum acontecer temperaturas negativas.

O fenômeno ocorreu principalmente em cidades de maior altitude, do Planalto Médio, da Serra e dos Aparados da Serra. Em alguns locais, a geada chegou a ser moderada a forte, cobrindo gramados e campos de gelo.

De acordo com a metereologista Estael Sias, do Metsul, o frio forte é incomum para essa época do ano. “Está associado ao La Niña, ao esfriamento do Oceano Pacífico Equatorial que influencia o verão e causa a seca, e potencializa o frio no outono e também no inverno.”

A previsão é que o frio enfraqueça no decorrer do fim de semana e a chuva retorne para diversas regiões gaúchas, especialmente no domingo (3), com alerta de precipitações volumosas em parte do estado. Neste sábado (2), contudo, o sol ainda predomina na maioria das localidades e o dia começa frio.

Mais Recentes da CNN