Depois de muita chuva, frio intenso volta ao RS com possibilidade de neve
Cidades da Região Sul podem terminar segunda-feira (23) com temperaturas abaixo de 0ºC

Após chuvas intensas ao longo de toda a última semana no Rio Grande do Sul, que causaram estragos em 132 municípios e a morte de quatro pessoas, as temperaturas devem cair bruscamente nesta segunda-feira (23). A causa é uma frente fria que deve atuar sobre áreas da Região Sul.
De acordo com a Climatempo, a entrada de ar muito frio, de origem polar, favorece um declínio acentuado das temperaturas.
Somado a isso, a atuação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai,e a presença de muita umidade aumentam a possibilidade para ocorrência de neve e de outros tipos de precipitação, como chuva congelada, nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A ocorrência poderá ser registrada entre a tarde e a noite desta segunda-feira.
Ainda conforme a previsão, as cidades de Cambará do Sul, Vacaria, Bom Jesus e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, e Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, podem terminar o dia com temperaturas abaixo de 0 °C.
Na terça-feira (24), a previsão é de um dia ainda mais gelado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá condições para geada ampla, com intensidade variando de moderada a forte entre a Serra Gaúcha, áreas de Santa Catarina e sul do Paraná. A geada também chega no sul do Mato Grosso do Sul, sudoeste e sul de São Paulo.
A condição de geada deve permanecer na quarta-feira (25) nestas mesmas áreas. A partir deste dia, a massa fria também começa a perder força gradativamente.


