Tornado no Paraná: cidade devastada está sem água e luz

Rio Bonito do Iguaçu sofre colapso em serviços essenciais após ventos de 250 km/h; seis mortes são confirmadas e 750 pessoas ficaram feridas em todo Estado

Beto Souza, da CNN Brasil, São Paulo
Compartilhar matéria

Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, enfrenta um cenário de devastação e interrupção de serviços essenciais após ser atingida por um tornado severo neste sábado (8). A maior parte da cidade permanece sem água e luz, enquanto as autoridades confirmam pelo menos cinco mortes em todo estado.

Tornado no Paraná causa destruição e deixa 6 mortos; há 750 feridos

O fenômeno meteorológico, classificado preliminarmente como F2 pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), gerou ventos entre 180 km/h e 250 km/h, com indícios de que essa velocidade foi ultrapassada em alguns pontos. Até o momento, 750 pessoas receberam atendimento médico ou ficaram feridas.

A destruição causou um colapso generalizado na infraestrutura do município, onde mais de 50% da zona urbana foi afetada por destelhamentos.

Tornado no Paraná: veja de onde são os mortos

A Copel informou que mais de 100 profissionais estão mobilizados, mas cerca de 3.790 unidades consumidoras, aproximadamente 75% dos clientes, permanecem desligadas em Rio Bonito do Iguaçu. A companhia contabilizou cerca de 280 postes e três torres de alta tensão derrubadas na região.

Simultaneamente, o sistema principal de abastecimento de água está inoperante. A Sanepar informou que implementou um Plano de Ação, enviando quatro geradores, três caminhões-pipa e carretas para o transporte de água potável, garantindo o fornecimento emergencial à população.