Chuvas no RS aumentam e causam estragos em 68 cidades; 2 morreram
Algumas localidades registraram mais de 350 mm de chuva; Defesa Civil informou que diversos rios estão em situação de inundação
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nesta semana já causaram estragos em pelo menos 68 municípios, segundo a Defesa Civil estadual.
De acordo com o governador Eduardo Leite, entre o fim de semana e esta quarta-feira (17), algumas localidades registraram mais de 350 mm de chuva, especialmente nas regiões Noroeste e Central do estado.
Até o momento, foram confirmadas:
- 2 mortos
- 1 desaparecido
- 1.197 pessoas em abrigos
- 1.448 desalojados
Mortes confirmadas
Em Candelária, uma mulher de 54 anos morreu após o carro em que estava ser arrastado pela água. O marido dela, de 65 anos, está desaparecido. O casal teria tentado atravessar uma área alagada.
Em Nova Petrópolis, um homem de 22 anos foi encontrado morto dentro de um veículo. As circunstâncias da morte ainda estão sendo apuradas.
Estação meteorológica registra mais de 300 mm de chuva em quase 48h no RS
Situação dos rios
A Defesa Civil informou que diversos rios estão em situação crítica.
Cota de alerta: Quaraí, Ibicuí (Manoel Viana), Jacuí (Cachoeira do Sul), Taquari-Antas (Santa Tereza a Encantado) e Caí (Nova Palmira e Costa do Rio Cadeia).
Cota de inundação: Ibirapuitã (Alegrete), Jaguari, Jacuí (Dona Francisca), Taquari (Estrela e Lajeado) e Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro).
Apesar do cenário, Porto Alegre não aparece na lista de cidades afetadas pela Defesa Civil até o momento.
Defesa Civil RS acompanha as chuvas
A equipe do Centro de Monitoramento da Defesa Civil estadual continua acompanhando a evolução do fenômeno e encaminhando ao Centro de Operações as informações que subsidiam os alertas a serem enviados para a população.
Santana do Livramento recebeu lonas, colchões, cobertores, roupas masculino, feminino e infantil, itens de cama e banho para atender a população afetada. Jaguari recebeu colchões, kits de higiene, cobertores, roupas masculino, feminino e infantil e kits para bebês.
O Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil do RS instalou um Gabinete de Crise para apoiar os municípios de Mata, Toropi e Jaguari, para realizar a articulação com outros órgãos e apoiar a gestão municipal no restabelecimento de serviços essenciais e outras necessidades dos atingidos.