Ciclone no Sul do Brasil: o que sabemos sobre o fenômeno que ganha força

Condição vai afetar 3 estados do Brasil; há risco de chuva forte e rajadas de vento de até 70 km/h entre quinta e sexta-feira (8)

Ana Julia Bertolaccini, da CNN*, São Paulo
Ciclone em formação no Sul do Brasil  • Nottus
Compartilhar matéria

Um ciclone extratropical vai afetar os três estados da região Sul do país a partir desta quinta-feira (7). O fenômeno traz chuva forte, rajadas de vento e mar agitado nos próximos dias.

Com o avanço da nova onda de frio que também vai afetar o país, o ciclone vai contribuir para o risco de temporais por todo o Sul, especialmente entre quinta e sexta-feira à noite (8).

Os alertas mais graves se concentram no norte do Rio Grande do Sul, sul e oeste de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. Nessas regiões, há risco de chuva intensa, com possibilidade de raios e rajadas de vento.

De acordo com as informações do Climatempo, as rajadas de vento indicam velocidades entre 40 e 50 km/h no litoral do Rio Grande do Sul, mas podem atingir até 70km/h na região central e sul do litoral.

Além da chuva e dos ventos, o mar também ficará agitado.

Com o fortalecimento do ciclone e o aumento das rajadas, poderá haver elevação das ondas e essa condição marítima severa poderá comprometer a navegação e exigir atenção especial de pescadores, marinheiros e comunidades costeiras.