Duas mil pessoas ficam fora de casa após forte chuva alagar cidade no RS

Em 24 horas, volume de chuva foi maior do que todo o esperado para o mês de agosto

Gabriela Garcia, da CNN, Porto Alegre
  • Reprodução
Compartilhar matéria

Mais de duas mil pessoas estão fora de casa em São Lourenço do Sul (RS), neste sábado (23), após um arroio transbordar. Segundo a prefeitura da cidade, choveu mais de 200mm em um período de 24 horas - volume maior que o esperado para todo o mês de agosto.

Ainda, o município informou que 17 pessoas estão em um abrigo emergencial aberto durante madrugada.

Equipes da Defesa Civil Municipal monitoram as áreas mais afetadas e prestam atendimento às famílias. A prefeitura também informou que Defesa Civil Estadual está se deslocando ao município para reforçar os trabalhos.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), foram realizadas sete remoções em razão da elevação do nível do arroio.

Desde a madrugada, a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros atuam no resgate e apoio às famílias atingidas.

A previsão da prefeitura é de que o arroio permaneça fora do leito até a noite de sábado, voltando gradualmente ao curso normal apenas na madrugada de domingo (24). Com isso, os pontos alagados devem começar a esvaziar lentamente, mas ainda é possível que haja desalojados até amanhã.