Influenciador do RS que limpa placas de trânsito viraliza nas redes sociais

Perfil criado há 30 dias contabiliza mais de 10 milhões de visualizações

Gabriela Garcia, da CNN, em Porto Alegre
O primeiro vídeo foi postado no perfil da própria estética automotiva e gerou 45 mil visualizações.  • Reprodução/Redes sociais
Compartilhar matéria

Em apenas um mês, Iago Custódio criou um perfil no Instagram e viu os seguidores se multiplicarem, chegando a mais de 130 mil. O número de visualizações durante o período passa de 10 milhões. A ideia por trás de tanto sucesso é simples: gravar a limpeza de placas de trânsito em rodovias.

Iago conta que a primeira placa que limpou foi durante um desafio criado por uma marca de produtos automotivos com a qual trabalha. O criador do perfil “O Lavador de Placas” tem uma estética automotiva junto com a esposa, Angélica Veloso, em Três Palmeiras, no interior do Rio Grande do Sul.

“Um dos desafios era gravar um vídeo mirabolante, uma ideia diferente, fora da curva. Daí, eu pensei: por que não né?”, disse o empresário em entrevista à CNN.

O primeiro vídeo foi postado no perfil da própria estética automotiva e gerou 45 mil visualizações. Com o sucesso, decidiram criar um perfil só para postar a iniciativa. Iago é quem faz a limpeza, ao passo que Angélica é responsável por gravar o conteúdo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por O Lavador de Placas®️ (@olavadordeplacaoficial)

“Acho que o pessoal abraçou a causa. E, querendo ou não, é um vídeo satisfatório, o pessoal gosta desse toque de limpeza.“

O tempo para realizar o trabalho varia conforme o tamanho da placa. Em média, a limpeza dura de 10 a 30 minutos. Conforme Iago, os itens utilizados são: detergente automotivo voltado à limpeza pesada, uma lavadora de alta pressão à bateria, um rodo de pia e panos de microfibra.

Desde que criou o perfil, Iago já mostrou o "antes e depois" de mais de 20 placas. A maioria fica em rodovias na região Norte do estado gaúcho, onde mora. Contudo, em uma viagem que fez a Santa Catarina, também realizou a limpeza de placas no Estado vizinho.

“Agora, então, vamos abraçar essa causa, aonde a gente vai, se a gente passa e tem uma plaquinha suja, a gente está lavando.”

Atualmente, o influenciador conta que fechou parcerias com marcas de produtos: “Tem várias empresas que estão nos procurando para fazer divulgação, testar os produtos, então tomou uma proporção grande.”

Até mesmo um grupo no WhatsApp foi criado, a “Comunidade do Lavador”, para incentivar os seguidores a fazerem o mesmo trabalho e enviarem vídeos. Agora, a ideia é explorar o potencial do perfil como fonte de renda.

“A gente está com a ideia de criar a loja do lavador, para vender o material que a gente utiliza. Também fazer mais parcerias com empresas. Inclusive, a empresa que nos mandou os primeiros materiais lançou um desafio para limpar um monumento em Brasília, e agora a gente vai estar lá com eles em setembro.“