Mais de seis toneladas de peixe e carne são apreendidas no Mercado Público

Amostras vão ser encaminhadas para laboratório para verificar se peixes são de venda proibida

Gabriela Garcia, da CNN, Em Porto Alegre
  • Grégori Bertó/MPRS
Compartilhar matéria

Uma operação coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apreendeu 6,2 toneladas de peixes e carnes impróprias para consumo no Mercado Público da capital gaúcha, nesta segunda-feira (14).

Segundo o órgão, 2,6 toneladas de pescados foram apreendidas dentro de um caminhão e outros 100 quilos em duas peixarias do Mercado.

As principais irregularidades verificadas foram temperatura inadequada, más condições de higiene e produtos sem procedência. Nas outras seis peixarias do Mercado não foram encontrados problemas.

O caminhão foi apreendido e o motorista conduzido à delegacia. Ele e o proprietário do veículo vão responder por crime contra as relações de consumo.

Em uma das câmaras frias vistoriadas, os agentes apreenderam 3,5 toneladas de carne bovina e suína com validade vencida, sem origem e sem inspeção sanitária.

O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, ressaltou que “nesta época de Páscoa, em que o consumo de pescados aumenta, é fundamental que verifiquemos as condições dos produtos, considerando aspectos como transporte, temperatura, origem e validade. Como se trata de um produto altamente perecível, temos o papel de prevenir e proteger a saúde dos consumidores.”

Os produtos apreendidos foram inutilizados e amostras vão ser encaminhadas para laboratório para verificar se os peixes são de venda proibida.

Ao todo, 120 agentes participaram da operação integrada que começou às 5h.