Monitor diz que utilizou pá de pedreiro para conter ataque em escola do RS

Adolescente matou menino de 9 anos e deixou uma menina e uma professora feridas

Gabriela Garcia, da CNN, Porto Alegre
Adolescente invadiu escola municipal em Estação, no Norte do Rio Grande do Sul
Adolescente invadiu escola municipal em Estação, no Norte do Rio Grande do Sul  • Diego Camargo/Portal Tchê
Compartilhar matéria

O monitor da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no norte do Rio Grande do Sul, foi uma das testemunhas do ataque desta terça-feira (8). Luiz Carlos dos Santos contou à CNN que chegou a entrar em luta corporal com o adolescente de 16 anos que atacou duas crianças e uma professora a facadas. Um menino de 9 anos morreu.

De acordo com Luiz, por volta de 9h45, ele estava arrumando os brinquedos das crianças, já que era quase hora do intervalo.

Neste momento, o adolescente chegou à escola e teria pedido para fazer xerox de um currículo. Conforme o monitor, o jovem é “uma pessoa conhecida da cidade, um guri de boa família”.

"O que aconteceu não pode ser naturalizado", diz Eduardo Leite sobre ataque

Depois de pedir para ir ao banheiro, o menor foi em direção a uma sala de aula.

“Ele estava com uma mochila nas costas, mas tudo numa boa. Quando vê, ele enfezou para as salas. Ele chegou em uma sala de aula e arrancou uma faca”.

O monitor relata que, ao perceber a situação, solicitou aos alunos, que eram da turma do 5º ano do ensino fundamental, para que saíssem do local.

O adolescente, então, foi para outra sala. Dessa vez, com alunos do 3º ano do fundamental. Luiz conta que entrou em luta corporal com o agressor.

“Eu consegui pegar uma pá, aquelas de pedreiro, e comecei a tirar as crianças da frente. Ele envolveu uma criança no fundo da sala, foi essa criança que ele acabou matando”.

O funcionário da escola conta que o adolescente ainda lançou bombinhas no chão.

Luiz Carlos conseguiu ir ao pátio da instituição e pedir ajuda. “Logo encheu, tumultuou a frente da escola, foi onde conseguiram reter o cara né”.

O monitor diz que toda a comunidade de Estação está em choque: “é um momento triste para os pais, para as crianças que estudam na escola, professores, trabalhadores. A comunidade jamais esperava, mas é só Deus para nos dar força”.

Relembre o caso

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na manhã desta terça-feira (8), após realizar um ataque a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi, no município de Estação, Região Norte do Rio Grande do Sul. Uma criança foi morta e outras duas pessoas ficaram feridas.

As vítimas do ataque foram duas crianças, uma de 8 anos e outra de 9 anos. Ambas foram socorridas, mas a mais velha não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Uma professora, de 34 anos, também foi atingida ao tentar intervir no ataque.

Tanto a docente quanto a criança mais nova ferida estão em estado estável.

A Policia Civil do Estado do Rio Grande do Sul afirmou que está investigando as motivações do delito, mas ainda não obteve elementos suficientes para esclarecer os fatos.