Neve pode voltar ao Sul? Veja previsão do tempo para os próximos dias

Fenômeno é formado pela combinação do frio com a umidade

Gabriela Garcia, da CNN, em Porto Alegre
Compartilhar matéria

Em meio à onda de frio que atinge parte do Brasil, a neve encantou turistas e moradores de cidades da serra gaúcha e da serra catarinense nesta quinta-feira (30). Contudo, o fenômeno não deve se repetir nos próximos dias.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, mesmo com o frio intenso, o tempo fica firme e perde umidade, o que impede a formação de neve.

Nesta sexta-feira (30), a previsão é de que pelo menos 5 capitais brasileiras registrem recorde de frio: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá.

No Rio Grande do Sul, a massa de ar polar pode resultar em temperaturas negativas nos pontos mais altos do estado. Entre eles, cidades como São José dos Ausentes e Cambará do Sul, onde teve neve na quinta-feira. Também tem expectativa de geada generalizada nesta manhã.

Já na capital, Porto Alegre, o tempo deve ficar ensolarado e a mínima é de 7ºC.

Na quinta-feira à noite, a prefeitura da capital gaúcha abriu o Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) para acolhimento à população em situação de rua. A mobilização integra as ações da Operação Inverno para minimizar os efeitos dos dias mais frios.

O local ficará aberto das 19h até as 7h para pessoas em situação de vulnerabilidade e seus pets. Além de passar a noite, os usuários também ganham duas refeições, janta e café da manhã. O espaço pet foi equipado com casinhas, caminhas e ração.

Tópicos