RS: chuva retorna ao estado no último fim de semana de junho

Frente fria associada a um ciclone extratropical se forma e chuva pode cair de forma forte e persistente, de acordo com informações do Climatempo

Ana Julia Bertolaccini e Julia Farias, da CNN*, em São Paulo
Situação é preocupante e delicada devido à cota de inundação do Rio Guaíba  • RAFAEL ROSA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

O Rio Grande do Sul, que já passa por uma onda de frio intenso com temperaturas abaixo de 0°C, enfrentará um nova frente fria associada a um ciclone extratropical neste último final de semana de junho. Áreas do centro-norte e nordeste do estado voltam a ficar em alerta, com a previsão de chuva forte e persistente no estado.

A situação é preocupante e delicada devido à cota de inundação do Rio Guaíba e aos episódios de chuva dos últimos dias que já mantiveram várias regiões em estado de alerta. Há potencial para deslizamentos de terra, enchentes, inundações e transbordamento.

A condição não é para grandes tempestades ou temporais clássicos, mas sim, para a persistência e frequência da chuva, que pode acumular grandes volumes em poucas horas. A chuva mais expressiva se concentrará entre a noite de sábado e a madrugada do domingo (29).

De acordo com informações do Climatempo, a chuva pode ter acumulados elevados em apenas 24 horas. O ciclone também deve aumentar a condição de vento.

As regiões do centro-norte, nordeste e Serra e Vales do Rio Grande do Sul permanecem com risco alto para problemas e nas áreas com acumulados em torno de 100 a 200mm, o que incluí a capital.

A situação pode ser pior pelos episódios de chuva dos últimos dias e pela elevação rápida do nível dos rios e descida da água, inclusive para a região da Grande Porto Alegre.

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio