Supercélula: Defesa Civil alerta pra fortes tempestades no RS

Previsão é de chuva com granizo e rajadas de vento; ferramenta de alertas Cell Broadcast foi utilizada pela primeira vez no estado

Felipe Souza, da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na noite deste domingo (5), um alerta de tempestade severa com granizo e ventos fortes para a região de Encruzilhada do Sul, onde foram registradas chuvas intensas e rajadas que ultrapassaram 100 km/h.

Conforme o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, o alerta foi motivado pela formação de uma supercélula, um dos tipos mais perigosos de tempestade, capaz de gerar descargas elétricas, granizo de grande porte, micro explosões e até tornados.

O aviso, classificado como de nível severo, levou o governo estadual a acionar pela primeira vez o sistema de alerta via Cell Broadcast, que envia mensagens emergenciais diretamente aos celulares da população em risco.

 

As tempestades classificadas como supercélulas se formam quando o ar quente e úmido ascende e encontra ventos mais fortes em níveis superiores da atmosfera, produzindo ventos giratórios conhecidos como meso ciclone.

Veja também: Nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul com mínimas de 1°C

O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) alertou os moradores das áreas afetadas para que buscassem abrigo e evitassem permanecer em áreas abertas.

“Identificamos um risco iminente de tempestade com granizo grande e vendaval. Fique atento, abrigue-se, evite sair à rua e fique longe de árvores, postes e placas”, afirmou o governador em suas redes sociais.

A mensagem enviada pelo Cell Broadcast bloqueou temporariamente o uso dos celulares nas áreas de risco, sendo acompanhada de aviso sonoro e vibratório.

A tecnologia, desenvolvida em parceria entre o Governo do Rio Grande do Sul, o Ministério das Comunicações, a Anatel e as operadoras de telefonia, será usada somente em situações de desastre severo ou extremo, complementando outros canais de alerta.