Ventania faz sete voos que pousariam em Porto Alegre serem desviados  

Vídeo mostra avião da GOL voando de lado e arremetendo após tentativa de pouso no Aeroporto Salgado Filho

Bruno Teixeira, da CNN, em São Paulo
Compartilhar matéria

Sete voos que pousariam no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, precisaram ter as rotas desviadas para outros terminais, nesta segunda-feira (28), por causa das fortes rajadas de vento.

Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul e provocou estragos em diversas regiões, como o destelhamento de casas, falta de luz e até o desabamento de parte de uma plataforma de pesca. A operação do aeroporto é normal nesta terça-feira (29).

De acordo com a Fraport, administradora do Aeroporto Salgado Filho, o impacto nas operações começou por volta das 10h45, quando as rajadas chegaram a 60 km/h.

Em seguida, ocorreu uma situação descrita como "windshear", uma variação rápida na velocidade e direção do vento em uma curta distância. Este cenário fez com que alguns pilotos optassem por não prosseguir com o pouso, visando a segurança operacional. Entre os sete voos impactados, quatro das companhias aéreas Azul, GOL e Latam precisaram alternar as rotas para outros aeroportos.

Um dos voos impactados foi o G3 1720, da empresa aérea GOL. O avião saiu de Brasília com destino à capital gaúcha. Imagens do canal do YouTube Câmera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos registraram o momento em que a aeronave arremete o pouso, por volta das 11h30.

É possível ver o avião balançando em função das rajadas de vento antes do piloto executar a manobra de segurança. Assista:

Por meio de nota, a GOL informou que a aeronave alternou a rota para Florianópolis. Na capital catarinense, o avião foi reabastecido e retornou para Porto Alegre, sem intercorrências.

Ciclone: ventos devastadores diminuem hoje, mas risco de ressaca permanece

O ciclone extratropical deve se manter na costa Sul do Brasil no decorrer desta terça-feira (29). Segundo o Climatempo, apesar de enfraquecido, o fenômeno ainda provocará rajadas de vento moderadas a fortes no litoral do Sul e Sudeste do país. 

As rajadas de vento devem chegar até 51 km/h e 70 km por hora nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho e sul catarinense, no litoral norte de São Paulo, e em todo o litoral do estado do Rio de Janeiro.