Vídeo: tempestade de granizo deixa mais de 100 feridos em Erechim (RS)
Chuva forte afetou mais de 4.900 famílias e deixou cerca de 19 desabrigados; aulas foram suspensas e serviços de saúde também foram afetados
Uma tempestade de granizo deixou ao menos 152 feridos e cerca de 12 pessoas desabrigadas, neste domingo (23), em Erechim, cidade localizada a aproximadamente 370 km da capital Porto Alegre (RS).
Em razão das fortes chuvas, que afetou mais de 6.495 famílias, a prefeitura decretou situação emergência em todo o município. O decreto autoriza a mobilização dos órgãos municipais para ações imediatas de assistência humanitária, reabilitação dos danos e reconstrução das áreas atingidas.
Veja vídeos da tempestade em Erechim (RS)
Em última atualização, a prefeitura da cidade informou que suspendeu as aulas nas escolas municipais, estaduais e privadas (com vagas compradas pelo município) nesta segunda-feira (24). Até o momento, 35 unidades de educação foram afetadas pelas chuvas, sendo 15 escolas municipais e 20 estaduais.
Segundo a prefeitura, os serviços de saúde também foram afetados e, até o momento, três CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), três CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e 12 UBS (Unidades Básica de Saúde) foram atingidos.
Em um dos hospitais da cidade (Hospital Santa Terezinha), a tempestade afetou parte dos leitos de internação e as cirurgias eletivas desta segunda-feira foram suspensas. Ainda nesta segunda, a unidade de saúde também não vai atender pacientes de menor gravidade, para poder priorizar os que mais precisarem.
O serviço de coleta seletiva do lixo também foi suspenso nesta segunda. "A Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta a população a manter o lixo em locais adequados até a normalização dos serviços", afirmou a prefeitura, em nota.


