Vídeos: Cadela se recusa a abandonar tutor atropelado e entra em ambulância

Atitude comoveu socorristas do Samu e moradores do interior do Rio Grande do Sul

Gabriela Garcia, da CNN, em Porto Alegre
Cachorra ficou ao lado do tutor após ele ter sido resgatado em ambulância
Cachorra ficou ao lado do tutor após ele ter sido resgatado em ambulância  • Reprodução
Compartilhar matéria

O comportamento de uma cachorrinha após o tutor dela ser atropelado comoveu a equipe de socorristas do Serviço Móvel de Urgência (Samu), em Soledade (RS). O caso ocorreu na última sexta-feira (8).

De acordo com o socorrista Luiz Henrique Bohrer, a equipe foi chamada por volta das 16h para uma ocorrência de atropelamento na BR-386, entre Soledade e Passo Fundo, no norte gaúcho.

Ao chegar no local, os socorristas encontraram um idoso, de 69 anos. Ao lado dele, estava uma cachorrinha. “Ela não saia de perto dele. Fizemos o primeiro atendimento, botamos ele para dentro da ambulância e a cadelinha também entrou. Na hora de ir embora, ela não saiu de dentro da ambulância. Ninguém conseguia tirá-la", disse.

O socorrista disse que conversou a colega dele. Em conjunto, decidiram levar o animal. "Entramos num acordo: 'vamos levar junto, não tem como nós deixarmos aí no asfalto; Ainda vai sair atrás da ambulância e um carro vai pegar”, contou Luiz Henrique.

O socorrista e a colega, Venilda Devitte, levaram o idoso para atendimento em um hospital de Soledade. A cachorra permaneceu ao lado do tutor durante todo o trajeto. “No hospital, ela desceu junto, foi até o atendimento médico na emergência e ali ficou embaixo da maca."

A repercussão da história em uma rádio local fez Márcia Souza, voluntária da causa animal em Soledade, ir até o hospital para tentar ajudar. “Eu não pensei duas vezes. Fui lá no hospital e ela estava desesperada, em volta do tutor dela, que estava sendo atendido. Com a ajuda de funcionários do hospital, consegui pegá-la e levei para minha casa."

A cachorrinha, que segundo Luiz Henrique se chama “Negrinha”, permanece na casa de Márcia. Conforme a voluntária, ela foi medicada com calmante e passou a madrugada deste sábado (10) bastante agitada. “Eu passei fazendo carinho nela e agora ela tá mais calminha.”

De acordo com Márcia, familiares do idoso estão em contato com ela para buscar Negrinha.

O Samu informou que o homem sofreu traumas na cabeça e no fêmur e foi transferido para um hospital em Passo Fundo após o quadro de saúde se agravar durante a madrugada. Não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

“O amor dela, o desespero dela em volta daquele tutor, eu acho que um ser humano não faria o que ela fez. Ela é uma cachorrinha muito especial”, destacou Márcia.

Veja vídeos: