Vídeos mostram avanço da água e ponte submersa no interior do RS

Imagens registradas em Relvado mostram travessia sendo tomada pelo rio ao longo do dia; Defesa Civil mantém alerta para risco de novos alagamentos

Thomaz Coelho e Nathália Lauxen, da CNN Brasil, São Paulo
Compartilhar matéria

Imagens registradas pelo Grupo AGR – Sistemas de Videomonitoramento nesta terça-feira (21) mostram o avanço da água sobre a ponte entre os municípios de Relvado e Encantado, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul.

No início do dia, o trânsito de veículos ainda era possível. Ao longo da tarde, porém, o nível do rio subiu rapidamente e a ponte ficou completamente tomada pela água, impossibilitando a passagem.

Um dos vídeos mostra uma caminhonete atravessando a ponte mesmo quando a estrutura já estava parcialmente submersa. Veja vídeo abaixo:

Em outro registro, um caminhão tenta fazer a travessia, mas desiste ao perceber o aumento do nível da água. O motorista chega a dar marcha à ré e retorna, seguindo por outro caminho.

Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual (CMDEC), a previsão hidrometeorológica indica a continuidade das chuvas e mantém o alerta para novos transtornos nos próximos dias.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alerta para risco de enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos no Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém aviso vermelho para parte do estado, com previsão de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros em 24 horas. O cenário aumenta o risco de grandes alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos em áreas vulneráveis.

Defesa Civil interdita ponte entre Marques de Souza e Travesseiro

A Defesa Civil interditou preventivamente a ponte baixa entre os municípios de Marques de Souza e Travesseiro, no Rio Grande do Sul, devido à elevação do nível do Rio Forqueta.

Segundo o órgão, a medida foi adotada para garantir a segurança da população diante do avanço das águas.

Enquanto a ponte permanecer bloqueada, pedestres podem utilizar temporariamente a pinguela instalada no local. Já os motoristas devem seguir pelas rotas alternativas indicadas pelas autoridades.

A Defesa Civil informou ainda que equipes municipais seguem mobilizadas, monitorando o nível do rio e as áreas de risco para atender possíveis ocorrências provocadas pelas chuvas.