Zoológico reabre após ficar 2 meses fechado por foco de gripe aviária no RS

Mais de 160 aves silvestres aquáticas morreram em consequência da doença

Gabriela Garcia, da CNN, em Porto Alegre
Pelo menos 168 aves silvestres aquáticas morreram em consequência da doença.  • Sema-RS
Compartilhar matéria

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), reabriu ao público, nesta quinta-feira (31), com entrada gratuita. O local estava fechado desde o dia 13 de maio, quando foi confirmado um foco de gripe aviária.

Após a confirmação, o zoológico foi parcialmente interditado e teve medidas de contenção adotadas. Pelo menos 168 aves silvestres aquáticas morreram em consequência da doença.

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o encerramento oficial do foco aconteceu em 8 de julho. A partir desta data, as equipes iniciaram manutenções para receber os visitantes.

Entre elas, estão “a qualificação dos recintos de alguns animais, a renovação de banheiros e áreas de circulação com foco em acessibilidade, além da revitalização da sinalização interna do Zoo”, disse, em nota, o Governo do Estado.

No dia 18 de junho, o Brasil se declarou oficialmente livre de gripe aviária, após não registrar novos casos da doença em granjas comerciais.

O período de vazio sanitário durou 28 dias e foi contado a partir da limpeza e desinfecção da granja em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, que registrou o primeiro caso.