Defesa Civil de SC emite alerta para chuvas persistentes em seis regiões
Há também o risco de rajadas de ventos, raios, alagamentos e enxurradas; Defesa Civil alerta já emitiu alerta de temporais mais cedo

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, nesta terça-feira (30), um alerta amarelo, ou seja, de risco moderado, para chuvas persistentes em seis regiões do estado.
O aviso passou a valer desde às 6h57 e deve se estender até às 9h57, principalmente para a região norte catarinense. A pasta reforça que além das chuvas, há risco de rajadas de ventos, raios, alagamentos e enxurradas.
Entre as regiões em alerta, estão Planalto Norte, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí.
O Médio Vale do Itajaí, onde está localizado o município de Blumenau; Baixo do Vale do Itajaí, mais próximo às praias como Balneário Camboriú; e o Litoral Norte estão entre as áres que devem ser atingidas.
Previsão de temporais
Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta laranja de risco alto para temporais na mesma região, com riscos também de granizo. O aviso era válido até às 7h09.
Já no interior do estado, treze municípios estiveram com risco muito alto de temporais até às 7h35. Veja quais:
- Benedito Novo;
- Campo Alegre;
- Corupá;
- Doutor Pedrinho;
- Guaramirim;
- Jaraguá do Sul;
- Joinville;
- Massaranduba;
- Pomerode;
- Rio Negrinho;
- Rio dos Cedros;
- Schroede e;
- São Bento do Sul.

Leia também: Massa de ar polar vai passar pelo Sul e causar mais frio nesta semana; veja
A Secretaria informou que segue monitorando as condições meteorológicas e está preparada para agir prontamente caso haja agravamento da situação.
A pasta também alerta que em caso de emergência, os cidadãos devem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.
Tempo em Florianópolis
Florianópolis terá uma semana marcada por chuvas e temperaturas amenas até domingo (5). No período, as temperaturas variam entre mínimas de 9°C e máximas de 21°C.
Os primeiros dias concentram os episódios mais intensos de precipitação, enquanto a virada do mês traz uma tendência de melhora nas condições atmosféricas, com redução da chuva e da umidade.
Nesta terça, há previsão de chuva, mas de intensidade moderada. As temperaturas seguem entre 14°C de mínima e 19°C de máxima, com sensações térmicas de 15°C pela manhã, 18°C durante o dia, 18°C à tarde e 18°C à noite.
A probabilidade de chuva permanece em 100%, com volume estimado de 10,06 mm. A umidade do ar estará em 92%, e os ventos serão mais fracos, a 2,62 m/s. O índice ultravioleta será baixo, de 1,18.
Veja previsão da semana em Florianópolis completa aqui
Recomendações de segurança
A Defesa Civil elencou cuidados que a população deve tomar em riscos de chuvas intensas. Veja quais:
- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas e postes de energia;
- Fique longe das janelas e desligue os aparelhos eletrônicos;
- Jamais fique na água;
- Não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas e;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo


