Procon alerta sobre fraude de venda de canetas para detectar metanol em SC

Procon de Navegantes emite alerta para população após golpe de venda de canetas e kits falsos para identificar metanol

Julia Naspolini, da CNN Brasil*, São Paulo
Compartilhar matéria

A Procuradoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Navegantes publicou, nesta segunda-feira (21), uma nota para alertar sobre golpe de comercialização de canetas ou kits que detectam metanol em bebidas alcoólicas. Essas mercadorias não possuem registro na Anvisa, comprovação científica ou autorização para uso doméstico. Além de poder colocar o consumidor em risco.

O Procon de Navegantes enfatiza que, no Brasil, não há nenhum produto que detecte o metanol de forma segura e caseira.

“Esses produtos são fraudulentos e perigosos. Além de não funcionarem, podem expor o consumidor a golpes financeiros e a riscos à saúde. A orientação é simples: não compre, não compartilhe e, se encontrar esse tipo de anúncio, denuncie”
Gustavo Ghidorsi, gerente de Fiscalização do Procon de Navegantes

As canetas e kits são divulgadas na internet com aparência legítima - imagens falsas, marcas inexistentes e recursos de inteligência artificial para enganar o consumidor. Em alguns casos, os criminosos utilizam a venda para roubar dados pessoais e bancários. A divulgação e a comercialização desses produtos configura infração de normas da defesa do consumidor. “O direito à informação clara e verdadeira é um dos pilares do Código de Defesa do Consumidor", acrescenta Ghidorsi.

Para fazer uma denúncia, caso tenha sido vítima da fraude ou identifique um anúncio suspeito, entre em contato pela plataforma consumidor.gov.br ou pelos canais oficiais do Procon de Navegantes.

*Sob supervisão de AR.