SC suspende aulas em escolas e universidades devido a ciclone extratropical

Redes municipais e estaduais de ensino estão sem aulas até quarta-feira (10) após alerta vermelho da Defesa Civil

Bruna Lopes, da CNN Brasil*, em São Paulo
Aulas nas escolas estaduais e municipais em cidades com alto risco de temporais foram suspensas nesta segunda (8) e terça-feira (9)  • Divulgação/Governo de Santa Catarina
Compartilhar matéria

Devido ao alerta vermelho emitido pela Defesa Civil, escolas das redes estaduais e municipais de Santa Catarina tiveram suas aulas suspensas nesta segunda (8) e terça-feira (9). Com a chegada de um ciclone extratropical, o estado passa por instabilidade no tempo ao longo desta semana.

O fenômeno deve causar chuvas intensas, temporais isolados e rajadas de vento entre segunda e quarta-feira (10). A SDC/SC (Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil) alerta para risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e destelhamentos.

Por essa razão, o Governo de SC, através da SED (Secretaria de Estado da Educação), suspendeu as aulas nas escolas estaduais nas regiões com áreas em laranja (alto risco) e vermelho (muito alto). Sendo:

Áreas com risco laranja

  • Planalto Sul
  • Alto Vale do Itajaí
  • Médio Vale do Itajaí
  • Planalto Norte
  • Meio-Oeste
  • Oeste
  • Extremo Oeste
  • Parte do Litoral Norte
  • Parte do Litoral Sul

Áreas com risco vermelho

  • Grande Florianópolis
  • Baixo Vale do Itajaí
  • Parte do Litoral Norte
  • Parte do Litoral Sul

Desse modo, aulas do turno vespertino e noturno foram suspensas nas áreas em laranja, nesta segunda, e nas áreas em laranja e vermelho nos turnos matutino e vespertino desta terça-feira.

Quanto as redes municipais, a Prefeitura também optou por suspender as aulas. A decisão visa diminuir o volume de deslocamentos durante o período de instabilidade, que incluirá alagamentos, enchentes e enxurradas.

As atividades dos turnos matutino e vespertino estão canceladas em todas as unidades.

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que está em sua última semana letiva, igualmente as escolas municipais e estaduais, cancelou as atividades acadêmicas e administrativas presenciais nesta terça. De acordo com a universidade, somente os serviços essenciais deverão ser mantidos.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (@universidadeufsc)

Veja como novo ciclone extratropical vai afetar o tempo no Brasil

Defesa Civil alerta

Em comunicado, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que o alerta é maior nas regiões do Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos, com possibilidade de rajadas de vento e eventual queda de granizo. Já no Litoral, a circulação marítima segue com maior nebulosidade e condição para mar agitado.

Por outro lado, as temperaturas máximas seguem altas, variando entre 27°C e 31°C na maior parte do estado.

O ciclone que se aproxima nesta terça-feira, gera maiores instabilidades, com chuva persistente e intensa em curtos períodos de tempo — especialmente nas áreas litorâneas e áreas serranas próximas.

O risco é alto para ocorrências relacionadas, principalmente alagamentos e enxurradas. No Litoral, as rajadas de vento ficam mais fortes, podendo atingir 70 km/h.

Em casos de emergência, ligue 199.

Ciclone atípico

Segundo meteorologistas da Defesa Civil de SC e da Epagri/Ciram, o ciclone extratropical que atinge o estado esta semana é considerado 'incomum' por se formar próximo da costa, entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, e também por ser em um período do ano que as temperaturas são mais quentes, .

Uma outra razão seria devido a pressão atmosférica mais baixa do que a constatada normalmente e o deslocamento lento do sistema, motivos esses que aumentam os impactos sobre o estado.

Desse modo, os efeitos do ciclone devem se prolongar desde seu processo de formação na segunda-feira até seu afastamento para alto-mar, previsto para quinta-feira (11).

*Sob supervisão de Tonny Aranha