Vídeo: prédio afunda, fere moradores e precisa ser evacuado em Itajaí (SC)
Três moradores tiveram ferimentos leves e quatro foram para abrigos; cisterna de 50 anos pode ser a causa do acidente
Um prédio de 4 andares e com 16 unidades habitacionais precisou ser evacuado após afundar e deixar três moradores feridos na Rua Almirante Barroso, no Centro de Itajaí, litoral de Santa Catarina, na noite de quarta-feira (15).
Apesar do transtorno, todos passam bem.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), as informações preliminares constam que o incidente pode estar relacionado ao rompimento de uma cisterna antiga, com mais de 50 anos, localizada na parte inferior da edificação.
Nas imagens obtidas pela CNN Brasil, é possível ver o estrago causado pelo incidente na estrutura.
Veja:
Segundo a corporação, quando os bombeiros chegaram no local, todos os moradores já estavam um uma área externa de forma segura.
A prefeitura informou que os três moradores tiveram ferimentos leves ocasionados pela quebra de vidros e receberam o atendimento no local.
Na manhã desta quinta-feira (16), equipes retornaram ao local para continuarem os trabalhos, incluindo a retirada de um animal que ainda permanecia no edifício.
Como medida preventiva, bombeiros em conjunto com o Engenheiro Civil e o Secretário de Urbanismo de Itajaí também decidiram pelo desligamento geral da energia elétrica da edificação e realização de um levantamento sobre a estrutura.
Além disso, foi determinado a evacuação de duas residências próximas ao edifício e o isolamento do local.
"Ressalta-se que o acesso ao interior da edificação foi totalmente proibido, sendo vedada a entrada de qualquer pessoa até a emissão de laudo técnico conclusivo por especialista", informou o 7º Batalhão de Bombeiros Militar.
Ao todo, 4 moradores precisaram se deslocar para o abrigo disponibilizado pela prefeitura no Salão Paroquial da Igreja Matriz.
Também ajudaram na ocorrência as secretarias de Obras, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Guarda Municipal de Itajaí, Coordenadoria de Trânsito (Codetran) e Celesc. A Secretaria de Obras disponibilizou um topógrafo para avaliar a estrutura do edifício e um caminhão para transporte de colchões e utensílios.
A Defesa Civil informou que o Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) municipal está reunido com o prefeito para definição das próximas medidas.
*Sob supervisão de AR.


