Sul do Brasil tem tempo seco e onda de calor; veja previsão
Inmet alerta para temperaturas acima da média e baixa umidade nos três estados do Sul; Porto Alegre pode registrar 37°C

A onda de calor que atinge a região Sul do Brasil deve durar até domingo (8), de acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Outro alerta na região desperta atenção para baixa umidade do ar, com índices entre 30% e 20%, aumentando o risco de incêndios e problemas de saúde.
As áreas mais afetadas pela onda de calor incluem o Oeste Catarinense, Sudoeste Paranaense, Noroeste Rio-grandense e a região Serrana.
O alerta de umidade atinge a região Metropolitana de Porto Alegre e o Sudoeste Rio-grandense.
Previsão para Porto Alegre
Em Porto Alegre, os termômetros indicam elevação progressiva, com máxima de 35°C na quinta-feira (5) e atingindo 37°C na sexta-feira (6).
Embora a sexta-feira seja de céu claro, há previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas para a tarde de quinta-feira.
No final de semana, a temperatura deve apresentar declínio, com máxima de 28°C no sábado e 29°C no domingo, este último com possibilidade de trovoadas isoladas.
Previsão para Florianópolis
Já em Florianópolis, a máxima prevista para sexta-feira é de 32°C, após uma quinta-feira com máxima de 30°C e pancadas de chuva isoladas à tarde.
O cenário muda no sábado (7), quando a capital catarinense deve registrar muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas, com a temperatura máxima recuando para 28°C.
Situação no Paraná
Curitiba apresenta uma variação térmica significativa: após uma quinta-feira com máxima de 26°C, a temperatura sobe para 31°C na sexta-feira.
Para o sábado e domingo, a previsão indica máximas de 30°C e 26°C, respectivamente, com ocorrência de chuvas e trovoadas isoladas.

