Superpedido de impeachment, contas aprovadas e mais da noite de 30 de junho

5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O anúncio de um superpedido de impeachment, a audiência de Carlos Wizard na CPI da Pandemia e as contas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aprovadas pelo Tribunal de Contas da União são alguns dos destaques da noite desta quarta-feira, 30 de junho de 2021.

Impeachment

A Câmara dos Deputados recebeu um “superpedido” de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O documento foi assinado por partidos políticos e entidades da sociedade civil, além de ex-aliados de Bolsonaro.

Ataque à CPI

Jair Bolsonaro voltou a atacar a CPI da Pandemia. Numa resposta ao cerco que a comissão tem feito sobre sua administração e a negociação de vacinas no Ministério da Saúde, o presidente disse que a comissão é integrada por sete bandidos e que não será afastado do cargo com “mentiras”.

Reconvocação de Wizard

O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), disse que vai recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal, que permitiu o silêncio do empresário Carlos Wizard na sessão desta quarta-feira (30).

Wizard usou os 15 minutos que tinha de direito para negar que faça parte de um suposto gabinete paralelo do governo Bolsonaro e se negou a responder às perguntas dos senadores. Nesta quinta-feira (1º), a CPI vai ouvir o sócio da precisa medicamentos, Francisco Maximiano.

Covaxin

A Anvisa suspendeu o prazo para analisar o pedido de uso emergencial da vacina indiana Covaxin. A agência alegou falta de documentação básica, entre elas, a que comparava a capacidade que a vacina tem de induzir a produção de anticorpos.

Contas aprovadas com ressalvas

O Tribunal de Contas da União (TCU) indicou a aprovação com ressalvas das contas de Bolsonaro em 2020. O posicionamento do TCU ainda deve ser chancelado pelo Congresso Nacional. Esse processo acontece anualmente. Em 2019, as contas de Bolsonaro também foram aprovados com ressalvas.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

(Publicado por Daniel Fernandes)

Mais Recentes da CNN