SUS receberá 1 milhão de litros de álcool 70% das usinas de cana-de-açúcar

Usinas associadas à Unica se uniram para auxiliar no combate ao novo coronavírus

Da CNN* em São Paulo

Ouvir notícia

 

A Unica (União da Indústria de Cana-De-Açúcar) vai doar um milhão de litros de álcool ao sistema Único de Saúde. A ideia é contribuir com o abastecimento de álcool em gel e álcool 70% em hospitais públicos.

O produto será produzido voluntariamente por unidades associadas após a concessão de uma autorização extraordinária e temporária pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no último dia 19 de março, que permitiu a produção.

Em entrevita à CNN, Evandro Gussi, presidente da Unica, reiteirou a importância da ação. “As autoridades reconheceram o setor como essencial neste momento, por conta do açúcar, que faz diferença enorme no processo, além do etanol e eletricidade.”

“A gente não podia produzir o álcool 70%. Diante da pandemia, solicitamos à Anvisa para passarmos a produzir exclusivamente para doar ao SUS. Já doamos 600 mil litros”, explica. 

Gussi também avaliou as medidas sanitárias adotadas para todo o processo de execução da doação. “E para continuar fazendo isso, nós construímos uma operação de guerra para proteger os nossos colaboradores e familiares. Então, as medidas  estão sendo cumpridas rigorosamente dentro das usinas.”

De acordo com a Unica, receberão a doação os seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina.

A entidade explicou que a operação também está mobilizando a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), responsável pelo deslocamento da carga em veículos próprios, e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que está doando o óleo diesel que será usado.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Mais Recentes da CNN