Temperatura em SP deve atingir 30ºC nesta semana, diz Climatempo

Segundo o meteorologista, a massa de ar frio perde intensidade e dá lugar aos ventos quentes que vêm do centro do continente

Produzido por Juliana Alves, da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, o meteorologista da Climatempo Fábio Luengo explicou por que a temperatura na cidade de São Paulo pode subir até chegar os 30ºC nesta semana. Segundo o especialista, a massa de ar frio perde intensidade e dá lugar aos ventos quentes que vêm do centro do continente.

“Vai fazer calor. Nos últimos dias, a temperatura já se elevou. Esta temperatura em torno dos 30º deve durar até terça e quarta-feira em São Paulo.” Depois, segundo ele, a temperatura cai um pouco e ficará amena — “na casa dos 22 e 24 graus” — uma vez que é esperada uma nova frente fria, porém de menor intensidade. “Não vai fazer aquele friozão que fez no final de julho”, afirma.

 

Luengo diz que esta elevação na temperatura é natural que ocorra antes da chegada de frentes frias. O fenômeno é chamado de calor pré-frontal. “Quando passa uma frente fria, vem uma massa de ar frio que derruba as temperaturas, quando a massa perde a intensidade e não está mais atuando na região, no caso de São Paulo, os ventos de norte que sopram do interior do continente, começam a ganhar mais força e estes ventos trazem um vento mais quente.”

O frio será mais expressivo no Rio Grande do Sul, quando a temperatura voltará a diminuir na quinta-feira (12) provocando geadas em toda a região. “Mas nada comparado a este friozão de julho que registrou – 8 e – 9 graus em algumas cidades da região serrana de Santa Catarina”, explica.

O clima seco, com baixa umidade, contribui para a amplitude térmica, isto é, quando em um cirto intervalo de tempo, as temperaturas ficam altas e baixas. E de acordo com o metereologista da Climatempo, o tempo seco continuará predominante no país. 

“A secura continua. É normal nesta época do ano chover pouco, mesmo que a gente fale que vá chover a média do mês, agosto é o mês mais seco em grande parte do Brasil, chovendo mais ou menos 30 milímetros de forma geral.”

Em janeiro, a título de comparação, cidades do Centro-Oeste e Sudeste registram chuva de mais de 200 milímetros em trinta dias. De acordo com o especialista, a volta da chuva só virá no final de setembro e começo de outubro.

Avenida Paulista é reaberta para lazer
Avenida Paulista, no centro de São Paulo
Foto: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

 

Mais Recentes da CNN