Temperaturas negativas, neve e geada continuam previstas no centro-sul do país
Região da Amazônia Legal e partes do Nordeste também têm quedas bruscas de temperatura, diz Inmet
A massa de ar frio que já atua no Rio Grande do Sul continua avançando sobre os outros estados da região Sul, Centro-Oeste e Sudeste e atingirá também a região da Amazônia Legal e partes do interior do Nordeste nesta quinta-feira (29). A previsão de neve para as serras gaúchas e catarinense, que já se confirmou, se mantém, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A onda de frio deve vigorar até o dia 1° de agosto, quando as temperaturas gradativamente começam a subir, de acordo com o Inmet.
Entre esta quinta-feira (29) e sexta-feira (30), continua mantida a previsão de ar frio predominante por todo o centro-sul do país e sudoeste da Amazônia Legal. Na sexta-feira (30), o ar frio avançará também para o sul da Bahia e as demais áreas do interior da região Nordeste, com declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de maior altitude.
Queda de neve nas serras gaúchas e catarinense
Até a manhã desta quinta (29), persiste a previsão de queda de neve nas serras gaúcha e catarinense. De acordo com o Inmet, haverá a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da região Sul, entre -6°C e -8°C, podendo pontualmente atingir até -10°C, e temperaturas máximas abaixo de 12°C entre esta quinta e sábado (31) em várias cidades do interior da região Sul.
Temperaturas negativas no sudeste
Para o sudeste, mantém-se a previsão que os dias com temperaturas baixas e até negativas em regiões de maior altitude entre hoje e sábado (31). As temperaturas mínimas previstas variaram de -2°C e -5°C na Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais, e máximas abaixo de 18°C em parte da região, especialmente nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte.
Também são previstas temperaturas negativas no sul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo, no sul de Minas Gerais e áreas da Serra da Mantiqueira, inclusive em Itatiaia no estado do Rio de Janeiro; já na região metropolitana do Rio de Janeiro, a sexta-feira (30) deverá ter temperaturas baixas, variando entre 7°C e 18°C.
Frio na Amazônia Legal
Para a Amazônia Legal, o declínio da temperatura já começou a ser observado na madrugada desta quarta-feira (28), onde no sul e oeste do Mato Grosso e no sul de Rondônia foram observadas queda de temperatura de aproximadamente 7ºC, sendo registradas temperaturas mínimas em torno dos 15ºC.
A previsão é quem nesta quinta-feira (29) ocorra declínio de temperatura em todo o estado de Rondônia, com temperatura mínima variando em torno de 12°C e 17°C e no Acre, onde a temperatura mínima variando em torno de 13ºC a 16ºC.
No sudoeste do Amazonas, há previsão de queda de temperatura de aproximadamente 4ºC, com temperatura mínima variando em torno de 19ºC. No estado do Mato Grosso ainda há previsão de queda de temperatura, com mínimas variando em torno dos 10°C a 11ºC no sul, oeste, pantanal e acima de 14ºC no centro-norte do estado.
Para a madrugada e manhã de sexta-feira (30), as temperaturas mínimas ainda permanecem em declínio, com temperatura mínima variando em torno de 10ºC, no sudoeste, sul, oeste, chapada e pantanal mato-grossense, com temperatura mínima variando em torno de 16ºC no centro norte, nordeste e noroeste do estado. Para o sábado (31), há previsão de manutenção das temperaturas durante a noite, madrugada e primeiras horas do dia, a tarde as temperaturas se elevam.
Previsão de geadas no sul, sudeste e centro-oeste
O Inmet fez previsão de amplas geadas para a madrugada e manhã desta quinta-feira (29), que podem chegar à forte intensidade em algumas áreas, em todo interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, áreas de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul de Goiás.
Na sexta-feira (30), há previsão de geadas amplas em grande parte do centro-sul do país, com previsão de geada intensa na região Sul, sul de Mato Grosso do Sul, áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais. No sábado (31), ainda poderá ocorrer geada na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – região de Itatiaia -, além de toda a região Sul e sudeste de São Paulo.