Temporal e ventos de 90 km/h causam estragos em Porto Alegre e deixam bairros sem energia

Região central foi uma das mais atingidas. Nas redes sociais, moradores de Porto Alegre mencionaram a potência da tempestade, que foi seguida de uma forte ventania

André Rigue, da CNN
Compartilhar matéria

Uma forte tempestade atingiu Porto Alegre na madrugada e manhã desta quinta-feira (21), causando diversos estragos pela cidade. Segundo informou a prefeitura através das redes sociais, diversas árvores caíram e há registros de bairros sem energia elétrica. Os ventos chegaram a 90 km/h, segundo o Inmet.

Segundo a CEEE Equatorial, 312 mil clientes ficaram sem energia na região metropolitana.

A chuva foi seguida de fortes ventos. Duas faixas na rua Xavier da Cunha x Av Cavalhada, na zona sul, foram bloqueadas por queda de árvore.

A prefeitura informou que as equipes de fiscalização e manutenção semafórica foram reforçadas e deslocadas para os pontos mais críticos e com maior risco de acidentes, devido à queda de energia que desligou os semáforos.

A região central foi uma das mais atingidas. Nas redes sociais, moradores de Porto Alegre mencionaram a potência da tempestade.

Pelo menos três estações de tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos foram desligadas por conta da falta de energia. A possibilidade de desabastecimento nas regiões de São João, Menino Deus e Ilhas.

A prefeitura de Porto Alegre também orienta o cancelamento das aulas das escolas municipais sem energia ou afetadas pelas chuvas.

Todo o Rio Grande do Sul está em alerta para tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O alerta vale para toda a sexta-feira.

Estragos pelo estado

Diversas rodovias federais estão bloqueadas no Rio Grande do Sul por conta das chuvas. Veja balanço da Defesa Civil.

BR-116: Km 181 (Nova Petrópolis) - Interdição parcial. Liberado apenas para veículos leves com limite de 2,6m de altura (no local há barreira que limita a altura). Trânsito fluindo por sistema semafórico que funciona 24h por dia).

BR-290: Km 353,9 (São Sepé) - Interdição parcial. Ponte sobre o Arroio Bossoroca. Trânsito liberado no sistema "Pare e Siga" para veículos leves e pesados. Veículos pesados estão limitados a passar um por vez sobre a estrutura.

BR-153: Km 412 (Cachoeira do Sul) - Interdição total para veículos acima de 18 toneladas. Interdição parcial (sentido crescente) com sistema "Pare e Siga" para os demais veículos; Sentido Novos Cabrais x Caçapava do Sul. Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí. Serviço de balsa interrompido em 28/01 por
tempo indeterminado.

BR-290: Entre o km 155 e km 296 (Arroio dos Ratos - Cachoeira do Sul) há várias árvores sobre a via. Somente bloqueios parciais. Equipes da PRF, CRBM-RS e Defesa Civil trabalhando para liberar o trecho.

BR 285: Bloqueios parciais em função de árvores sobre a via na região de Ijuí.

Nota CEEE Equatorial

A CEEE Equatorial informa que, devido aos temporais com fortes chuvas e rajadas de vento de até 130 Km por hora que atingiram o Rio Grande do Sul, registra, neste momento (21/03, 10h), 815 mil clientes sem energia em toda sua área de concessão. As regiões mais afetadas: Metropolitana (312 mil), Sul (183 mil) e Centro-Sul (90 mil). Desde a madrugada, as equipes da concessionária estão trabalhando na contingência para recompor linhas e realizar manutenções e obras necessárias para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível a todos os clientes.