Temporal deixa 175 mil pessoas sem energia em Porto Alegre
Chuvas prejudicaram sistema de abastecimento e drenagem da capital, causando alagamentos em pontos da cidade
Um temporal deixou 175 mil pessoas sem energia na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, neste domingo (13). As chuvas também prejudicaram o sistema de abastecimento e drenagem da capital, causando alagamentos em pontos da cidade.
Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), as rajadas de vento atingiram 100 km/h e derrubaram árvores em vários bairros. O volume de chuva em Porto Alegre chegou a 39,8 mm, representando 40% da quantidade total estimada para o mês de dezembro.
Leia também:
Onda de calor extremo e aquecimento global: o novo normal?
Emissão de poluentes no ar diminuiu 7% por causa de pandemia

Em nota, a prefeitura afirma que 12 casas foram destelhadas, com sete ocorrências em atendimento até as 18h deste domingo. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou pelo menos 16 casos envolvendo quedas de árvores ou galhos de grande porte.
Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalham em conjunto com a concessionária para restabelecer os sistemas, mas ainda não há previsão de retomada e normalização.
A Defesa Civil de Santa Catarina alertou para pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com descargas elétricas, rajadas de vento e granizo para os municípios de Garopaba, Imaruí, Imbituba e Paulo Lopes nas próximas horas.
A MetSul Meteorologia afirma que os três estados do Sul devem observar mais temporais ao longo da semana.
*Com supervisão de Evelyne Lorenzetti