Termina hoje prazo para motoristas realizarem exame toxicológico

No começo de abril, 3,4 milhões de motoristas das categorias C, D e E, com vencimento da CNH entre janeiro e dezembro, precisavam regularizar a situação, segundo a Senatran

Luan Leão, da CNN*
Trânsito intenso na Marginal Pinheiros, visto da Ponte da Cidade Universitária, sentido Interlagos, na capital paulista, nesta quarta-feira / engarrafamento / lentidão
Trânsito intenso na Marginal Pinheiros, visto da Ponte da Cidade Universitária, sentido Interlagos  • Foto: RONALDO SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

Os motoristas das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico têm até esta terça-feira (30) para regularizar a situação junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

De acordo com a secretaria, até a última quinta-feira (25), 3,4 milhões de motoristas - para os quais o teste é obrigatório - ainda precisavam regularizar a situação. Para ajudar os condutores, a Senatran criou uma página para consultar se precisam ou não realizar o exame toxicológico, veja aqui.

Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), os motoristas que não estiverem regularizados a partir do dia 1º de maio poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal.

A não realização do exame, dentro do prazo determinado pelo Conatran, é considerada infração gravíssima, com multa prevista de R$1.467,33 além de sete pontos na CNH.

Segundo a Senatran, para alertar os motoristas, alertas estão sendo emitidos por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para verificar se o seu exame está em dia é simples:

- Acesse a área do condutor da CDT
- Clique em “exame toxicológico”
- Veja se o prazo está vencido
- Caso esteja, procure um laboratório credenciado e faça a coleta para a realização do exame

Sob supervisão de André Rigue